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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Do texto literário ao texto teatral: um relato de experiência da leitura de O Mágico de Oz com alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Del texto literario al texto teatral: una experiencia de leer El Mago de Oz con estudiantes de la secundaria
Título em inglês: From literary text to theater text: an experience report from the reading of The Wizard of Oz with high school students
Autor(es): Lima, Priscila Sandra Ramos de
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Gomes, Dannytza Serra
Palavras-chave: Letramento literário;Ensino de leitura;Peça teatral;Sarau literário;Literary literacy;Reading teaching;Theater play;Literary soiree
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: LIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; GOMES, Dannytza Serra. Do texto literário ao texto teatral: um relato de experiência da leitura de O Mágico de Oz com alunos do ensino médio. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p. 93-108, maio/ago. 2021
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência resultante de uma ação pedagógica efetuada em uma escola pública estadual localizada no município de Maracanaú (CE). Tivemos como objetivo apresentar considerações sobre a nossa trajetória no trabalho de orientação de uma turma do segundo ano do Ensino Médio na realização do projeto de adaptação teatral da obra O mágico de Oz, do escritor americano Lyman Frank Baum, publicada em 1900, apresentado no sarau literário da escola, em novembro de 2018. Como aporte teórico dessa prática, utilizamos os estudos do letramento literário de Cosson (2018), reflexões acerca da pedagogia da autonomia postulada por Freire (2014), reflexões de Bakhtin (2003), entre outros autores. Concluímos que, a partir da sequenciação didática formulada, os alunos desenvolveram habilidades de apreciação/compreensão do texto literário, bem como de organização do gênero teatro. Os alunos, além disso, demostraram interesse, empenho e engajamento na execução das atividades, colocando em prática a autonomia, a capacidade de conviver, de trabalhar em equipe, de assumir responsabilidades, de refletir, de dialogar, entre outras competências. A partir disso, percebemos que o projeto foi significativo no processo de aprendizagem e desenvolvimento de práticas de leitura, oralidade e escrita desses adolescentes.
Abstract: This article presents an experience report resulting from a pedagogical action made in a state public school located in the municipality of Maracanaú, Ceará. We had as objective to present considerations about our trajectory in the orientation work of a class of the second year of High School, in the realization of the theatrical adaptation project of the work The Wizard of Oz, of the American writer Lyman Frank Baum, published in 1900, presented in the school gathering in November 2018. As a theoretical contribution of this practice, we used the studies of literary literacy by Cosson (2018), reflections about the pedagogy of autonomy postulated by Freire (2014), reflections by Bakhtin (2003), among others authors. We conclude that, from the didactic sequencing formulated, students developed skills of appreciation/understanding of the literary text, as well as organization of the theater genre. The students, in addition, showed interest, commitment and engagement in the execution of activities, putting into practice autonomy, the ability to live together, work as a team, assume responsibilities, reflect, dialogue, among other skills. From this, we realized that the project was significant in the process of learning and developing reading, speaking and writing practices for these adolescents.
Resumen: Este artículo presenta un relato de experiencia resultante de una acción pedagógica realizada en una escuela pública estatal ubicada en el municipio de Maracanaú, Ceará. Nuestro objetivo fue presentar consideraciones acerca de nuestra trayectoria en el trabajo de orientación de una clase del segundo año de secundaria, en la realización del proyecto de adaptación teatral del El Mago de Oz, del escritor estadounidense Lyman Frank Baum, publicado en 1900, presentado en una noche literaria escolar, en noviembre de 2018. Como aporte teórico a esta práctica, utilizamos los estudios de Cosson sobre alfabetización literaria (2018), reflexiones sobre la pedagogía de la autonomía postulada por Freire (2014), reflexiones de Bakhtin (2003), entre otros autores. Se concluye que, a partir de la secuencia didáctica formulada, los estudiantes desarrollaron habilidades de apreciación/ comprensión del texto literario, así como la organización del género teatral. Los estudiantes, además, mostraron interés y compromiso en la realización de las actividades, poniendo en práctica su autonomía, la capacidad de convivir, trabajar en equipo, asumir responsabilidades, reflexionar, dialogar, entre otras habilidades. A partir de esto, nos dimos cuenta que el proyecto fue significativo en el proceso de aprendizaje y desarrollo de las prácticas de lectura, expresión oral y escritura de estos adolescentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65606
ISSN: 2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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