Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorMelo, Regiany Gomes-
dc.date.accessioned2013-11-12T14:13:35Z-
dc.date.available2013-11-12T14:13:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMELO, Regiany Gomes. Homem e sensibilidade em Ludwig Feuerbach: crítica à teologia cristã e à filosofia especulativa. 2012. 126 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6559-
dc.description.abstractThe immanent analysis that we direct about Feuerbach ’s criticism directed to religion and Christian theology and speculative philosophy, shows that the main purpose of these developed criticism is linked to the assertion of Feuerbach’s anthropology and,therefore,to understand of man as rational and also sensitive. Feuerbach articulates his critique of religion and Christian theology from the process of alienation of the generic human essence. Feuerbach search in primary sources of classical Christianity and its supernatural exponents his correlative true, material, the demystification of religious images and theological dogmatism. From then on, Feuerbach shows that the Christian religion is an expression of human feelings, human relations, sensitivity, and therefore it is anthropology. However, sentiment expressed by this religion is inhibited by the theological doctrine in the process of development and dogmatic affirmation of theological and rationality, claiming an ideal of castrated male, asexual, denatured. Likewise the modern speculative philosophy, whose maximum exponent is Hegel, based, as the base of the logical system the assertion of absolute being from the abstraction of man and the sensitivity. To Feuerbach the modern philosophy holds itself in the articulation of concepts whose elements are idealistically founded, based in the reason, in other words, the concepts are extracted from the sensible world of panoramas of reality. Thus, for Feuerbach, the modern speculative philosophy becomes an arbitrary philosophy.Moreover,the Feuerbach ’s philosophy is marked by a growing radicalism that is expressed in the defense of a new philosophy that should begin with the non-philosophy, in other words, with the methodological setback established by the "philosophy of school," namely, the sensible objects. The new philosophy must start from the sensible objects for then getting concrete and immanent foundations in the development of the concepts, validating the proper nature as that which man owes its origin and material resources for its existence. The new philosophy or sensualist philosophy seeks to reconstitute the complete knowledge: reason and sensitivity united in the problematization and understanding of man and the world. The goal of this paper is to specify the conceptual centrality of man and the sensitivity that exists in Feuerbach ’s critical framework and show tha t the criticism aimed at the implementation of emancipation and human consciousness, because, for Feuerbach, the only way man can act an active role in social development in search of the common good. Sensibility.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSpeculative philosophypt_BR
dc.subjectCriticismpt_BR
dc.subjectFeuerbach, Ludwig, 1804-1872 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia alemãpt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleHomem e sensibilidade em Ludwig Feuerbach: crítica à teologia cristã e à filosofia especulativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA análise imanente que direcionamos sobre as críticas que Feuerbach dirige à religião e teologia cristãs e à filosofia especulativa mostra que o objetivo central desenvolvido nestas críticas está vinculado à afirmação da antropologia feuerbachiana e, com isso, à compreensão do homem enquanto ser racional e, também, sensível. Feuerbach articula sua crítica à religião e à teologia cristãs a partir do processo de alienação da essência genérica humana. De modo que o autor busca nas fontes primárias do cristianismo clássico e em seus expoentes supranaturais o seu correlativo verdadeiro, material, a desmistificação das imagens religiosas e dos dogmatismos teológicos. A partir disso, Feuerbach mostra que a religião cristã é expressão dos sentimentos humanos, das relações humanas, da sensibilidade e, portanto, ela é antropologia. Todavia, esse sentimento expresso pela religião cristã é inibido pela doutrina teológica no processo de desenvolvimento e afirmação da dogmática e racionalidade teológicas, afirmando um ideal de homem castrado, assexuado, desnaturalizado. Do mesmo modo a filosofia especulativa moderna, cujo expoente máximo é Hegel, fundamenta, enquanto base do sistema lógico, a afirmação do ser absoluto a partir da abstração do homem e da sensibilidade. Para Feuerbach, a filosofia moderna se detém na articulação de conceitos, cujos elementos são fundados idealisticamente, autofundados na razão, ou seja, os conceitos não são extraídos do mundo sensível, de panoramas da realidade. Assim, para o filósofo de Landshut, a filosofia especulativa moderna se torna uma filosofia arbitrária. Ademais, a filosofia feuerbachiana é marcada por uma radicalidade crescente que se expressa na defesa de uma nova filosofia que deve começar com a não-filosofia, ou seja, com o revês metodológico instituído pela “filosofia de escola ”, a saber, os objetos sensíveis. A nova filosofia deve partir dos objetos sensíveis, para então obter bases concretas e imanentes na elaboração dos conceitos, validando a própria natureza como aquela à qual o homem deve a sua origem e os meios materiais para a sua existência. A nova filosofia ou filosofia sensualista busca reconstituir o conhecimento completo: razão e sensibilidade unidos na problematização e compreensão do homem e do mundo. O objetivo do presente trabalho é precisar a centralidade conceitual do homem e da sensibilidade que existe no arcabouço crítico feuerbachiano e mostrar que a crítica visa à concretização da emancipação e conscientização humana, pois, para Feuerbach, somente assim o homem poderá atuar ativamente no desenvolvimento social em busca do bem comum.pt_BR
dc.title.enMan and Sensibility in Ludwig Feuerbach: Criticism to Christian Theology and Philosophy Speculativept_BR
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-RGMELO.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.