Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65592
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A influência dos percursos históricos da modernidade na construção dos discursos sobre a infância |
Título(s) alternativo(s): | La influencia de los caminos históricos de la modernidad en la construcción de los discursos sobre la infancia |
Título em inglês: | The influence of modernity’s historical pathways in the construction of the discourse on childhood |
Autor(es): | Incau, Camila Rondini, Carina Alexandra |
Palavras-chave: | Criança moderna;Criança contemporânea;Construções sociais;Modern child;Contemporary child;Social constructions |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | INCAU, Camila; RONDINI, Carina Alexandra. A influência dos percursos históricos da modernidade na construção dos discursos sobre a infância. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p. 27-43, maio/ago. 2021. |
Resumo: | Refletir sobre a emersão da modernidade e suas formas de subjetivação possibilita compreender a produção de padrões sociais que, por vezes, acabaram por enrijecer a singularidade e borrar a diversidade, principalmente, a infantil. Visando aos processos constitutivos da sociedade e suas respectivas transformações, objetiva-se, neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica de autores renomados na temática, expor como os impositivos da modernidade alicerçaram a construção de padrões sociais que atravessam até hoje diversas instituições, inclusive a escolar. Dessa maneira, este texto se apresenta como uma possibilidade de fonte de pesquisa ao leitor que busca entender a constituição dos discursos em torno das concepções de normalidade e saúde na infância moderna e na sociedade contemporânea. |
Abstract: | Reflecting on the emergence of modernity and its forms of subjectivation makes it possible to understand the production of social patterns that, at times, ended up stiffening singularity and blurring diversity, especially that of children. Aiming at the constitutive processes of society and their respective transformations, this article aims, through a bibliographic review of renowned authors on the theme, to explain how the impositions of modernity underpinned the construction of social standards that cross several institutions nowadays, including the school. Thus, this text presents itself as a possibility of a source of research for the reader who seeks to understand the constitution of discourses around the concep. |
Resumen: | Reflexionar sobre el surgimiento de la modernidad y sus formas de subjetivación permite comprender la producción de patrones sociales que, en ocasiones, terminaron endureciendo la singularidad y desdibujando la diversidad, especialmente la infantil. Apuntando a los procesos constitutivos de la sociedad y sus respectivas transformaciones, el objetivo de este artículo, a través de una revisión bibliográfica de reconocidos autores sobre el tema, es exponer cómo las imposiciones de la modernidad sustentaron la construcción de patrones sociales que atraviesan varias instituciones hasta el día de hoy, incluida la escuela. Así, este texto se presenta como una posibilidad de fuente de investigación para el lector que busca comprender la constitución de los discursos alrededor de las concepciones de normalidad y salud en la infancia moderna y en la sociedad contemporánea. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65592 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_cincaucarondini.pdf | 257,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.