Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65591
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A democracia no âmbito do conselho escolar: um estudo em escolas públicas do ensino fundamental do Distrito Federal |
Título em inglês: | Democracy in the scope of the school council: a study in public schools of fundamental education of the Federal District |
Título em espanhol: | La democracia en el marco del consejo escolar: un estudio en escuelas públicas de educación primaria del distrito federal |
Autor(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Freitas, Erika Rodrigues de Silva, Simone da Conceição Rodrigues da Oliveira, Lívia Gonçalves de |
Palavras-chave: | Conselho escolar;Gestão democrática;Escola pública;School council;Democratic management;Public school |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto; FREITAS, Erika Rodrigues de; SILVA, Simone da Conceição Rodrigues da; OLIVEIRA, Lívia Gonçalves de. A democracia no âmbito do conselho escolar: um estudo em escolas públicas do ensino fundamental do Distrito Federal. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 43, n. 85, p. 9-26, maio/ago. 2021. |
Resumo: | Este artigo visa refletir sobre a atuação do Conselho Escolar a partir da visão de gestores de três escolas públicas de Ensino Fundamental (séries iniciais) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, analisando sua função, importância, o papel do gestor, bem como as ações desse Conselho no cotidiano escolar. O estudo é de natureza qualitativa, documental e de campo. Os fundamentos teóricos que abordam democracia, gestão escolar, Conselho Escolar e escola pública foram pautados em Apple e Beane (1997), Cabral Neto (2009), Cury (2005), Dourado (2007), Libâneo (2017), entre outros. Os resultados apontam que as escolas públicas analisadas estão em constante atualização, promovendo mudanças de hábitos e posições, e nesse percurso têm adotado como cultura escolar as práticas coletivas de democracia. As conclusões ressaltam que o Conselho Escolar tem se constituído em um importante espaço de exercício da democracia, tendo em vista o envolvimento e a participação dos representantes da comunidade escolar, o que reflete, democraticamente, nos modos de pensar e agir. Portanto, os gestores atuantes das escolas/instituições de ensino pesquisadas vêm assumindo um caráter democrático no Conselho Escolar, expressando-se criticamente em prol da transformação da escola pública. |
Abstract: | This article aims to reflect on the performance of the School Council, from the perspective of managers of three public elementary schools (initial grades) of the State Secretariat of Education of the Federal District, analyzing its function, its importance, the role of the manager, as well as the actions of this Council in the school routine. The study is of a qualitative, documentary and field nature. The theoretical foundations that address: democracy, school management, School Council and public school were guided by Apple and Beane (1997), Cabral Neto (2011), Cury (2005), Dourado (2007), Libâneo (2017), among others . The results show that the public schools analyzed are constantly updated, changes in habits and positions and that along their course they have adopted the collective practices of democracy as a school culture. The conclusions point out that the School Council has become an important space for the exercise of democracy, in view of the involvement and participation of representatives of the school community, reflecting, democratically, ways of thinking and acting. Therefore, the managers of the schools/educational institutions surveyed have assumed a democratic character in the School Council, expressing themselves critically in favor of the transformation of the public school. |
Resumen: | Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el desempeño del Consejo Escolar, desde el punto de vista de los administradores de tres escuelas primarias públicas (grados iniciales) de la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal, analizando su función, su importancia, el rol del administrador, así como la actuación de este Consejo en la vida escolar cotidiana. El estudio es de carácter cualitativo, documental y de campo. Los fundamentos teóricos que abordan: democracia, gestión escolar, Consejo Escolar y escuela pública se basaron en Apple y Beane (1997), Cabral Neto (2011), Cury (2005), Dourado (2007), Libâneo (2017), entre otros. Los resultados muestran que las escuelas públicas analizadas se están actualizando constantemente, cambiando hábitos y posiciones, y en su camino has adoptado prácticas colectivas de democracia como cultura escolar. Las conclusiones destacan que el Consejo Escolar se ha convertido en un importante espacio para el ejercicio de la democracia, considerando la implicación y participación de los representantes de la comunidad escolar, reflejando, democráticamente, formas de pensar y actuar. Por tanto, los gestores activos de las escuelas/instituciones educativas investigadas vienen asumiendo un carácter democrático en el Consejo Escolar, expresándose críticamente a favor de la transformación de la escuela pública. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65591 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_omanadantaserfreitas.pdf | 321,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.