Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65579
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Prefácio |
Autor(es): | Víctor, Dijane Maria Rocha Santos, Maria José Costa dos Oliveira, Marta Regina Furlan de Escalona, Eduardo José Campechano |
Palavras-chave: | Docência universitária;Pandêmia da covid-19;Ensino remoto;Processos de ensino e de aprendizagem |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; SANTOS, Maria José Costa dos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; ESCALONA, Eduardo José Campechano. Prefácio. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 9-10, set./dez. 2021. |
Resumo: | É com grande satisfação que apresentamos o dossiê intitulado de Docência do ensino superior no contexto pandêmico da covid-19: experiências e expectativas em decorrência desse cenário que instaurou uma situação de insegurança e incerteza na docência universitária, instigando o debate e a reflexão sobre esta temática, visto que, no campo educacional e formativo, a pandemia engendrou mudanças desafiadoras por meio da implantação do ensino remoto emergencial em todos os níveis: Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação. No tocante ao Ensino Superior, houve a necessidade de uma reorganização no campo pedagógico, didático, metodológico e avaliativo em decorrência dos desafios revelados pelo ensino remoto emergencial. Mesmo com a Educação a Distância (EaD) em diversas instituições brasileiras e internacionais, há uma grande demanda da oferta do Ensino Superior presencial, sendo que essa mudança, no campo didático-pedagógico, por conta da pandemia da covid19, corroborou a busca de novos direcionamentos no que tange aos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, as discussões relacionadas ao campo formativo da docência no Ensino Superior, e que são socializadas por meio deste dossiê temático, apresentam experiências e expectativas no que se refere às adequações metodológicas; às aspirações de docentes e discentes diante deste tempo espúrio; às fragilidades e às potencialidades do trabalho docente no Ensino Superior. Em se tratando do ensino remoto emergencial, vislumbra-se sua presença para garantir o ensino na Graduação e Pós-Graduação e, consequentemente, anunciar um novo tempo social marcado pela proliferação tecnológica na educação e no ensino. Além destas discussões, o dossiê evidencia as mudanças no que se refere a disciplinas que são mais regidas pela prática de ensino em cursos de licenciaturas e, que diante deste novo cenário, tomaram novos sentidos pela crescente necessidade do letramento digital. Além dos processos de ensino e de aprendizagem, há também a obrigação de dirigir um olhar em relação aos afetos entre discentes e docentes em consonância com uma proposta de empatia dos estudantes neste contexto. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65579 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_dmrvictormjcsantos.pdf | 230,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.