Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fritsch, Rosângela | - |
dc.contributor.author | Oliveira, José Adelmo Menezes de | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Paula Leite | - |
dc.contributor.author | Barros, Giuliana de Sá Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Cláudia Cunha Torres da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T19:17:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-05T19:17:17Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FRITSCH, Rosângela; OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de; NASCIMENTO, Ana Paula Leite; BARROS, Giuliana de Sá Ferreira; SILVA, Cláudia Cunha Torres da. Evasão escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticas. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 8-10, jul./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65570 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ausência de políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Governo Bolsonaro | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Vivemos em um contexto contemporâneo marcado por múltiplas crises, ampliação e aprofundamento das desigualdades, decorrentes de um sistema capitalista neoliberal global. No Brasil, a partir de 2016, com o golpe político-jurídico que interrompeu o governo da Presidenta Dilma Rousseff, seguido pela assunção da nova direita ao poder, capitaneado pelo governo Bolsonaro. Este governo vem perpetrando um franco e devastador movimento de retrocesso das políticas educacionais, através do derretimento de um conjunto de programas, leis, pareceres, resoluções democraticamente elaborados, enfraquecimento/esvaziamento de organismos não governamentais de assessoramento de formulação de políticas públicas, e inspiradores de um projeto educacional popular, comprometido com a garantia do direito à educação, democratizando o acesso e a permanência a uma escola pública de qualidade. Políticas e experiências educacionais comprovadamente exitosas têm sido substituídas ora pelo vazio da “não-política”, ora por “políticas de arremedos”, elaboradas ao sabor de equívocos e na solidão dos gabinetes de burocratas a serviço das elites econômicas e, portanto, apartadas dos interesses de uma educação de qualidade social. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_rfritschjamoliveira.pdf | 184,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.