Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFritsch, Rosângela-
dc.contributor.authorOliveira, José Adelmo Menezes de-
dc.contributor.authorNascimento, Ana Paula Leite-
dc.contributor.authorBarros, Giuliana de Sá Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Cunha Torres da-
dc.date.accessioned2022-05-05T19:17:17Z-
dc.date.available2022-05-05T19:17:17Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFRITSCH, Rosângela; OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de; NASCIMENTO, Ana Paula Leite; BARROS, Giuliana de Sá Ferreira; SILVA, Cláudia Cunha Torres da. Evasão escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticas. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 8-10, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65570-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectAusência de políticas públicaspt_BR
dc.subjectGoverno Bolsonaropt_BR
dc.titleEvasão escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrVivemos em um contexto contemporâneo marcado por múltiplas crises, ampliação e aprofundamento das desigualdades, decorrentes de um sistema capitalista neoliberal global. No Brasil, a partir de 2016, com o golpe político-jurídico que interrompeu o governo da Presidenta Dilma Rousseff, seguido pela assunção da nova direita ao poder, capitaneado pelo governo Bolsonaro. Este governo vem perpetrando um franco e devastador movimento de retrocesso das políticas educacionais, através do derretimento de um conjunto de programas, leis, pareceres, resoluções democraticamente elaborados, enfraquecimento/esvaziamento de organismos não governamentais de assessoramento de formulação de políticas públicas, e inspiradores de um projeto educacional popular, comprometido com a garantia do direito à educação, democratizando o acesso e a permanência a uma escola pública de qualidade. Políticas e experiências educacionais comprovadamente exitosas têm sido substituídas ora pelo vazio da “não-política”, ora por “políticas de arremedos”, elaboradas ao sabor de equívocos e na solidão dos gabinetes de burocratas a serviço das elites econômicas e, portanto, apartadas dos interesses de uma educação de qualidade social. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_rfritschjamoliveira.pdf184,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.