Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65563
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Diego da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Ana Kelly de-
dc.contributor.authorFreitas, Silvia Maria de-
dc.date.accessioned2022-05-05T18:49:37Z-
dc.date.available2022-05-05T18:49:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Diego da Silva; SOUSA, Ana Kelly de; FREITAS, Silvia Maria de. Histórico das integralizações curriculares nas atividades de monitoria e na carga horária dos professores do DEMA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65563-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.titleHistórico das integralizações curriculares nas atividades de monitoria e na carga horária dos professores do DEMApt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDe uma forma geral, acredita-se que uma significativa contribuição das novas integralizações curriculares dos Cursos de Graduação da UFC, que tem disciplinas na área de Estatística, tem ocasionado uma busca maior pelas disciplina aplicadas ministradas pelo Departamento de Estatística e Matemática Aplicada – DEMA. Uma consequência dessa demanda pode se refletir, de forma direta, na alocação de professor por disciplina, como também na procura pelas monitorias das referidas disciplinas ou também nas monitorias de disciplinas afins. O presente trabalho tem por objetivo, apresentar os resultados de um levantamento quantitativo realizado junto à secretaria do DEMA, com respeito às disciplinas ofertadas pelo DEMA, aos outros cursos da UFC, com uma descrição do histórico das mesmas, tomando-se a mudança da integralização curricular nos cursos como base de referência. O intuito é realizar um diagnóstico dessas demandas na alocação da carga horária dos professores do DEMA e também avaliar o impacto disso no aumento demandado às atividades dos monitores das disciplinas. Os dados serão analisados utilizando-se o software R, de domínio público, fazendo uso de técnicas de análise descritiva, gráfica e inferencial. A partir dos resultados a serem obtidos espera-se identificar os pontos críticos no processo de distribuição das disciplinas aos professores do DEMA e também auxiliar no aperfeiçoamento das atividades de monitoria, buscando uma melhoria da qualidade do processo de ensino e a prendizagem, além de propiciar aos alunos bolsistas uma introdução nas atividades acadêmicas do DEMA.pt_BR
Appears in Collections:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dssantos.pdf39,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.