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dc.contributor.advisorBarros, Fernando Ribeiro de Moraes-
dc.contributor.authorDamasceno, Francisco William Mendes-
dc.date.accessioned2013-11-12T11:02:05Z-
dc.date.available2013-11-12T11:02:05Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Francisco William Mendes. Ética e metafísica em Schopenhauer: a coexistência da vontade livre com a necessidade das ações. 2012. 118 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6554-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAsceticismpt_BR
dc.subjectSchopenhauerpt_BR
dc.subjectLiberdade - Filosofiapt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.titleÉtica e metafísica em Schopenhauer: a coexistência da vontade livre com a necessidade das ações.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa é uma análise, à luz da filosofia de Schopenhauer, da problemática tradicional acerca do livre-arbítrio, ou liberdade de indiferença, termo mais utilizado por Schopenhauer. Trata-se de investigar até que ponto se pode falar de uma liberdade dos atos particulares e como esta suposta liberdade poderia ser conciliada com a necessidade causal do mundo físico. Para tanto é preciso refazer o percurso realizado por Schopenhauer na sua investigação ético-metafísica acerca da liberdade. Por outro lado, é extremamente importante extrairmos as consequências existenciais surgidas da sua resposta negativa acerca da liberdade moral, ou seja, é preciso também entendermos de que modo a liberdade, ou a sua ausência, estão relacionadas ao sofrimento e o quanto este faz parte da vida. O percurso feito no presente trabalho inicia-se com a exposição dos pressupostos e conceitos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, mais especificamente no que se refere à sua teoria do conhecimento e à sua filosofia da natureza. Segue-se uma abordagem acerca do problema da liberdade a partir do ponto de vista ético-metafísico, baseado fundamentalmente na obra principal de Schopenhauer, O mundo como vontade e como representação, mais precisamente o quarto livro. Num último momento abordaremos a problemática a partir de um ponto de vista empírico, tendo como texto base os Aforismos para a sabedoria de vida, textos que compõem a obra Parerga e Paralipomena, considerados por Schopenhauer como escritos menores, por serem textos que se situam exteriormente à perspectiva mais elevada, a ético-metafísica.pt_BR
dc.title.enEthics and metaphysics in Schopenhauer: the coexistence of free will with the necessity of the actionspt_BR
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