Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65525
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Representação de avós mediadores de leitura em obras de literatura infantil no Programa Nacional Biblioteca da Escola
Título(s) alternativo(s): Coeducación de generaciones: representación de los abuelos mediadores de lectura en literatura infantil en el Programa Nacional de Biblioteca Escolar
Título em inglês: Coeducation of generations: representation of grandmother mediators of reading in works of infantile literature in National School Library Program
Autor(es): Franciscati, Jéssica de Barros
Fernandes, Célia Regina Delácio
Palavras-chave: Infância;Velhice;Programa Nacional Biblioteca da Escola;Childhood;Old age;National School Library Program;Infancia;Vejez
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FRANCISCATI, Jéssica de Barros; FERNANDES, Célia Regina Delácio. Representação de avós mediadores de leitura em obras de literatura infantil no Programa Nacional Biblioteca da Escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p.180-196 maio/ago. 2021.
Resumo: Este estudo busca representar, por meio de obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), a relação entre avós e netos que, mesmo em diferentes faixas etárias, conseguem promover elos igualitários estabelecendo uma coeducação de gerações. Para tanto, analisaremos a obra Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), que pretende evidenciar como os personagens idosos/avós têm exercido o papel de mediadores de leitura em relação aos seus netos, e ainda elucidar como acontece esta partilha entre velhos e crianças. Busca, ainda, demonstrar em que medida a narrativa selecionada recupera a voz de velhos e crianças embasando como acontece esta partilha de saber, contudo sem desconsiderar as diferenças existentes na infância e na velhice.
Abstract: This study seeks to represent through selected works by National School Library Program (PNBE), the relationship between grandparents and grandchildren that even in different age groups can promote egalitarian links establishing a coeducation generations. We will analyze the work by his father’s side, Bartolomeu Campos Queirós (2011), which aims to show how the elderly characters/grandparents have played the role of reading mediators in relation to their grandchildren, and further elucidate how happens this sharing between old and young. Search also show to what extent the selected narrative recovers the voice of old and children provide input as it is this sharing of knowledge, but without ignoring the differences in childhood and old age.
Resumen: Este estudio busca representar, a través de obras seleccionadas por el Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE), la relación entre abuelos y nietos que, incluso en diferentes grupos de edad, logran promover vínculos igualitarios, estableciendo una coeducación de generaciones. Por tanto, analizaremos la obra Por parte del padre, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), que pretende mostrar cómo los personajes ancianos/abuelos han desempeñado el papel de mediadores de lectura en relación con sus nietos, y también dilucidar cómo este compartir tiene lugar entre ancianos y niños. También busca demostrar en qué medida la narrativa seleccionada recupera la voz de ancianos y niños, apoyando cómo se da este intercambio de conocimientos, pero sin desconocer las diferencias que existen en la infancia y la vejez.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65525
ISSN: 2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_jbfranciscaticrdfernandes.pdf259,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.