Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65510
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Formação de professores para o ensino na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
Título(s) alternativo(s): | Formación de profesores para la enseñanza en educación infantil: implicaciones de la teoría histórico-cultural y de la pedagogía histórico-crítica |
Título em inglês: | Training of teachers for education in children education: implications of historical-cultural theory and historical-critical pedagogy |
Autor(es): | Arruda, Viviane Aparecida Bernardes de Barros, Marta Silene Ferreira |
Palavras-chave: | Educação;Formação de professores;Teoria histórico-cultural;Pedagogia histórico-crítica;Education;Teacher training;Educación;Formación de profesores |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | ARRUDA, Viviane Aparecida Bernardes de; BARROS, Marta Silene Ferreira. Formação de professores para o ensino na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p. 109-119, maio/ago. 2021. |
Resumo: | O objetivo deste artigo é ressaltar a importância da formação de professores na educação infantil, aspecto que contribui significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento humano. Após a realização de observações e intervenções que se realizaram em uma turma de Pós-graduação lato sensu em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil, na disciplina Infância e Aprendizagem, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), durante o Estágio em Docência do Ensino Superior, vinculado ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação (UEL), no ano de 2018, emergiu a necessidade de investigar como os professores veem a questão da formação para a atuação na Educação Básica. A fim de responder a esta inda- gação, foram realizados levantamentos bibliográficos ancorados no materialismo histórico-dialético, além da aplicação de um questionário para os professores da referida pós-graduação. Os resultados evidenciam que os professores acreditam que a formação continuada é um dos caminhos existentes no processo conjunto entre trabalho e educação, em que se almeja romper a alienação impositiva da atual sociedade capitalista visando ao desenvolvimento dos envolvidos no pro- cesso de ensino. |
Abstract: | The purpose of this article is to highlight the importance of teacher education in Early Childhood Education, an aspect that contributes significantly to human learning and development. After the observations and interventions were carried out in a group of Lato Sensu Postgraduate in Pedagogical Work in Early Childhood Education, in the discipline titled: Childhood and learning, of the State University of Londrina (UEL), during the internship in Teaching Teaching Superior, linked to the Graduate Program: Master in Education-UEL, in the year 2018, emerged the need to investigate how teachers see the issue of training for action in Basic Education. In order to answer this question, bibliographical surveys were anchored in historical- dialectical materialism, in addition to the application of a questionnaire to the professors of the aforementioned Post-graduation. The results show that teachers believe that continuing education is one of the paths that exist in the joint process between work and education, in which it is sought, to break with the tax alienation of the current capitalist society aiming at the development of those involved in the teaching process. |
Resumen: | El objetivo de este artículo es enfatizar la importancia de la formación del profesorado en Educación Infantil, aspecto que contribuye significativamente al aprendizaje y al desarrollo humano. Luego de realizar las observaciones e intervenciones que se realizaron en una clase de Posgrado Lato Sensu en un Trabajo Pedagógico en Educación Infantil, en la asignatura titulada: Infancia y Aprendizaje, en la Universidad Estatal de Londrina (UEL), durante la práctica en Docencia Superior, Vinculado al Programa de Posgrado Maestría en Educación (UEL), en 2018 surgió la necesidad de investigar cómo ven los docentes el tema de la formación para actuar en la Educación Básica. Para dar respuesta a esta pregunta, se realizaron levantamientos bibliográficos basados en el materialismo histórico-dialéctico, además de la aplicación de un cuestionario a los profesores del mencionado Postgrado. Los resultados muestran que los docentes creen que la formación continua es una de las vías existentes en el proceso conjunto entre trabajo y educación, en el que se busca romper con la alienación imponente de la sociedad capitalista actual, apuntando al desarrollo de los involucrados en el proceso de enseñanza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65510 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_vabarrudamsfbarros.pdf | 288,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.