Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDeSouza, Sérgio Aquino-
dc.date.accessioned2011-08-05T21:56:58Z-
dc.date.available2011-08-05T21:56:58Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationDeSouza, Sérgio Aquino de. Constructing quality-adjusted price indices from revenue and cost data. Estud.econ., v.37, n.4, p.771-790, dez. 2007pt_BR
dc.identifier.issn01014161-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/654-
dc.description.abstractThis paper shows how to construct quality adjusted price indices without direct observation of productlevel data (prices, quantities and characteristics). The technique used here allows for a welfare based measurement of price change using commonly available (at least for the manufacturing sector) plant–level data on revenue and cost. However, one has to be explicit about the evolution of the outside good quality and the structure of demand and supply. Using data on the Colombian beer industry and combining the methodologies originally proposed by Katayama, Lu and Tybout (2003), DeSouza (2006a) and Trajtenberg (1990) I am able to uncover the demand parameters and build welfare-based price indices for the 1977-1990 period.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEstudos Econômicospt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.titleConstructing quality-adjusted price indices from revenue and cost datapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo demonstra como construir um índice de preços ajustados pela qualidade sem a observação direta de dados ao nível de produto (preços, quantidades e características). A técnica aplicada no artigo permite medir a inflação dos preços com base na variação intertemporal de bem-estar através do uso de dados de receita e despesa comumente disponíveis (pelo menos para o setor industrial) ao nível de empresas. No entanto, tal técnica exige a imposição de hipóteses sobre a evolução da qualidade do bem externo assim como a estrutura da demanda e da oferta. Com dados sobre a indústria colombiana de cerveja e combinando metodologias originalmente desenvolvidas por Katayama, Lu e Tybout (2003), DeSouza (2006a) e Trajtenberg (1990) estimam-se os parâmetros da demanda e constroem-se índices de preços para o período de 1977 a 1990 a partir da mensuração do bem-estar dos consumidores.pt_BR
Aparece nas coleções:CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_sasouza.pdf302,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.