Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Edson Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Mendes, Algemira de Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-04T14:21:41Z | - |
dc.date.available | 2022-05-04T14:21:41Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Edson Rodrigues; MENDES, Algemira de Macêdo. Aspectos identitários e eróticos em ‘dias de abandono’ de Elena Ferrante. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 90-110, out./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65496 | - |
dc.description.abstract | This work aims to look at two individualized aspects of the main character in 'days of abandonment': her inner journey in search of her lost identity, which leads to a reflection on the expectations and roles assigned to women in a society that is still it is far from social, political and economic equality between genders; as well as understanding the eroticism that surrounds it, since, just like a second language, it reveals an interiority molded and conformed from the perspective of the male pornotized gaze. The dialectical proposal presented is based on the teleological movement of the character Olga around the initial problem situation, that is, the painful process of separation and the situation of abandonment. Soon after, the new position: from inexperience and ignorance to the acquisition of the critical sense necessary to assimilate its otherness and empowerment. There are confluences in Ferrante's text with the works of Simone de Beauvoir and Judith Butler, since the work echoes questions intrinsic to women's search for identity; to the situation of abandonment and female loneliness; and the condition of “being a woman” in today's society, which is reflected in the final part of the work. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Elena Ferrante | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Feminism | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.title | Aspectos identitários e eróticos em ‘dias de abandono’ de Elena Ferrante | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo lançar olhares sobre dois aspectos individualizados da personagem principal em ‘dias de abandono’: a sua jornada interior em busca da identidade perdida, o que remete a uma reflexão acerca das expectativas e dos papéis atribuídos à mulher em uma sociedade que ainda está longe da igualdade social, política e econômica entre os gêneros; assim como entender o erotismo que a cerca, uma vez que, tal qual uma segunda linguagem, revela uma interioridade moldada e conformada sob a perspectiva do olhar pornotizado masculino. A proposta dialética apresentada tem como base o movimento teleológico da personagem Olga em torno da situação problema inicial, ou seja, o processo doloroso de separação e a situação de abandono. Logo em seguida o novo posicionamento: da inexperiência e da ignorância até a aquisição do senso crítico necessário para assimilar a sua alteridade e empoderamento. Há no texto de Ferrante confluências com os trabalhos de Simone de Beauvoir e Judith Butler, uma vez que a obra reverbera questões intrínsecas à busca identitária da mulher; à situação de abandono e solidão feminina; e à condição de “ser mulher” na sociedade atual, que é refletida na parte final da obra. | pt_BR |
dc.title.en | Identity and erotic aspects in Elena Ferrante's ‘dias de abandono’ | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_ercavalcanteammendes.pdf | 730,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.