Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Caroline Lourenço de Almeida-
dc.contributor.authorFritsch, Rosangela-
dc.date.accessioned2022-05-04T13:00:09Z-
dc.date.available2022-05-04T13:00:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Caroline Lourenço de Almeida; FRITSCH, Rosangela. Os fluxos escolares na educação profissional técnica de nível médio em uma escola técnica e suas relações com processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 281-302, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65485-
dc.description.abstractIn this article, the effects of teaching, learning and assessment processes on the school flows of high school concomitant students are analyzed at Francisco Moreira da Costa Electronics Technical School (ETE FMC). The research shows social relevance as it offers a diagnosis that makes it possible to promote improvements in the pedagogical project. It has as academic relevance, the purpose of filling a gap in academic production by investigating intervening factors in school flows linked to pedagogical practices, which has a low incidence of studies on this focus. Methodologically, It was used a qualitative, exploratory and case study. Semi-structured interviews were carried out with 1st year high school concomitant students who had failed or were transferred in 2018. Among the results, we verified a higher incidence of school failure in concomitant students in the 1st year of high school and of students who received a scholarship (CEBAS) in relation to the other ones. Relating to the intervening factors that are reflected in school flows, we highlight teaching, learning and assessment processes based on socioeconomic, cultural and family weaknesses and instructional paradigm. We concluded that the analyzed processes have positive and negative consequences on the school flows. Different pedagogical paradigms coexist at school; however, the instruction paradigm deserves questioning. As limits of this study, we registered the need to involve more elements of the educational process, such as teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFluxos escolarespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAprendizajept_BR
dc.subjectEducación Secundariapt_BR
dc.titleOs fluxos escolares na educação profissional técnica de nível médio em uma escola técnica e suas relações com processos de ensino, de aprendizagem e de avaliaçãopt_BR
dc.title.alternativeFlujos escolares en la educación secundaria técnica en una escuela técnica ysus relaciones con los procesos de enseñanza, aprendizaje y evaluaciónpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo são analisados efeitos dos processos de ensino, de aprendizagem e avaliação nos fluxos escolares dos estudantes do ensino médio concomitante na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). A pesquisa evidencia relevância social na medida que oferece um diagnóstico que possibilita promover melhorias no projeto pedagógico. Ela tem como relevância acadêmica, o propósito de preencher uma lacuna na produção acadêmica pelo fato de investigar fatores intervenientes nos fluxos escolares correlatos às práticas pedagógicas, que possui baixa incidência de estudos com esse foco. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa, exploratória e estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes do 1º ano do ensino médio concomitante reprovados e transferidos em 2018.Entre os resultados verificamos uma incidência maior do insucesso escolar, nos estudantes do 1º ano do ensino médio concomitante e dos estudantes beneficiários de bolsa CEBAS em relação aos demais. Quanto aos fatores intervenientes que se refletem nos fluxos escolares, destacamos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação sustentados no paradigma instrucionista e fragilidades socioeconômicas, culturais e familiar esse ressaltaram. Concluímos que os processos analisados têm consequências positivas e negativas sobre os fluxos escolares. Diferentes paradigmas pedagógicos coexistem na escola, no entanto, o paradigma da instrução merece questionamento. Como limites deste estudo, registramos a necessidade de envolvimento de mais atores do processo educativo, como os docentes.pt_BR
dc.description.abstract-esEn esto artículo se analizan los efectos de los procesos de enseñanza, aprendizaje y evaluación en los flujos escolares de los estudiantes de secundaria de la Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). La investigación muestra relevancia social al ofrecer un diagnóstico que permite promover mejoras en el proyecto pedagógico. Además, tiene el propósito de llenar un vacío en la producción académica al investigar factores intervinientes en los flujos escolares correlacionados con las prácticas pedagógicas, lo que tiene una baja incidencia en los estudios con este enfoque. Se adoptó una metodología cualitativa, exploratoria y de estudio de casos, con la realización de entrevistas semiestructuradas con estudiantes de primer año de bachillerato concomitante que habían reprobado o transferido en el año 2018. Entre los resultados, se encontró una mayor incidencia de fracaso escolar en estudiantes de primer año de bachillerato concomitante y de los becarios CEBAS en comparación con los demás. En cuanto a los factores intervinientes que se reflejan en los flujos escolares, se destacan los procesos de enseñanza, aprendizaje y evaluación sostenidos en el paradigma instruccionista y aún las debilidades socioeconómicas, culturales y familiares. Finalmente se concluye que los procesos analizados tienen consecuencias positivas y negativas sobre los flujos escolares. En la escuela conviven diferentes paradigmas pedagógicos. Sin embargo, el paradigma de la instrucción merece ser cuestionado. Como límites de este estudio, se registra la necesidad de enredar a más actores del proceso educativo, como los profesorespt_BR
dc.title.enThe school flows in the technical trofessional secondary level education at tecnhical school and their relations with teaching, learning and assessment processespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_claribeirorfritsch.pdf433,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.