Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Shilton Roque dos-
dc.contributor.authorDrago, Crislaine Cassiano-
dc.contributor.authorAzevedo, Marcio Adriano de-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Aparecida dos Santos-
dc.date.accessioned2022-05-03T18:09:49Z-
dc.date.available2022-05-03T18:09:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Shilton Roque dos; DRAGO, Crislaine Cassiano; AZEVEDO, Marcio Adriano de; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Políticas de assistência estudantil e permanência de estudantes na pandemia: reflexões a partir da experiência do IFN–Campus Natal Central. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 167-192, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65467-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the actions of the student assistance policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) -Natal Central Campus, as a strategy for students to remain in the 2020 academic year, during the period of SARS-CoV-2, COVID-19pandemic. The qualitative research was developed through document analysis, including notices and news published on the institutional website, as well as the application of questionnaires to three social workers and three members of the pedagogical team on the campus. The results showed that the actions of the student assistance policy envision the concept and principle of the social quality of education, achieve its primary objective and greatly contribute to the permanence of students in school during the SARS-CoV-2, COVID-19pandemic period, despite budgetary limitations determined by the educational policy adopted by the current governmentpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas de assistência estudantilpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectStudent assistance policiespt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectEvaluación políticapt_BR
dc.subjectEvaluación de políticas públicaspt_BR
dc.titlePolíticas de assistência estudantil e permanência de estudantes na pandemia: reflexões a partir da experiência do IFN–Campus Natal Centralpt_BR
dc.title.alternativePolíticas de asistencia al estudiante y permanencia estudantil en la pandemia: reflexiónes desde la experiencia del IFRN–Campus Natal Centralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo analisar as ações da política de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) -Campus Natal Central, como estratégia de permanência dos estudantes no ano letivo de 2020, durante o período de pandemia de SARS-CoV-2, COVID-19. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de análise documental, abrangendo editais e notícias divulgadas no sítio institucional, bem como a aplicação de questionários a três assistentes sociais e três membros da equipe pedagógica do campus. Os resultados apontaram que as ações da política de assistência estudantil vislumbram o conceito e o princípio da qualidade social da educação, alcançam seu objetivo primordial e contribuem sobremaneira para permanência dos estudantes na escola durante o período de pandemia da SARS-CoV-2, COVID-19, apesar das limitações orçamentárias determinadas pela política educacional adotada pelo governo em curso.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo objetiva hacer una análisis de las acciones de la política de asistencia al estudiante dell Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) -Campus Natal Central, como uma estrategia de permanencia de los estudiantes en año lectivo de 2020, durante el período de la Pandemia del SARS-CoV-2, COVID-19.La investigación cualitatiutiva se desarolló a través del análisis de documentos, abarcando avisos y noticias publicada en el sitio eletrónico institucional, así como la aplicación de cuestionarios a tres asisntentes sociales y tres membros del equipo pedagógica del campus. Los resultados mostraron que las acciones de la política de asistencia al estudiante visualizan el concepto y principio de la calidad social de la educación, logran su objetivo primordial y contribuyen en gran medida a la permanencia de los estudiantes en la escuela durante el período pandémico del Covid-19SARS-CoV-2, COVID-19, a pesar de las limitaciones presupuestarias determinadas por la política educativa adoptada por el actual gobierno.pt_BR
dc.title.enStudent assistance policies and student stay in the pandemic: reflections from the experience of IFRN–Campus Natal Centralpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_srsantosccdrago.pdf411,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.