Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65463
Tipo: TCC
Título: Casa para um artista: residência, oficina e galeria de arte
Autor(es): Rodrigues, Rafael Sampaio
Orientador: Pequeno, Luiz Renato Bezerra
Palavras-chave: Residência;Oficina;Galeria;Arquitetura colonial
Data do documento: 2017
Citação: RODRIGUES, R. S. Casa para um artista: residência, oficina e galeria de arte. 2017. 155 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017
Abstract: O projeto final de graduação, Casa para um Artista: Residência, Oficina e Galeria de Arte tem como objetivo entregar um produto baseado em uma série de análises que abordam temáticas como os conceitos e significados de casa, os processos de evolução sofridos ao longo do tempo por este programa arquitetônico, aspectos históricos das transformações ocorridas na sociedade brasileira, cearense e fortalezense sobretudo a partir do século XIX, reflexões sobre as questões de preservação do patrimônio e conforto ambiental. Tal produto constitui-se de uma residência unifamiliar, uma casa para um artista com uma oficina, uma galeria de arte e um espaço de ser- viço, este “complexo” é proposto para o bairro Papicu em um terreno entre as ruas Joaquim Lima, Batista de Oliveira e Pedro de Miranda, próximo ao Hospital São Mateus onde atualmente encontra-se um estacionamento. Um dos objetivos deste trabalho está no conceito do resgate de elementos da arquitetura colonial brasileira visando conforto ambiental e eficiência energética do projeto. A valorização da arquitetura colonial neste sentido converge para a noção de reconhecimento e preservação patrimonial de uma expressão arquitetônica tão característica da produção brasileira. Levando também a discussão da importação de estrangeirismos, ou seja, não é necessário importar soluções exógenas alheias a realidade local quando se existe uma produção interna tão diversificada capaz de responder as mais variadas demandas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65463
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_2017_rsrodrigues.pdf37,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.