Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorSilva, Francisco Edson Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-05-03T12:05:29Z-
dc.date.available2022-05-03T12:05:29Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, F. E. R. Valores do trabalho no contexto da economia criativa: um estudo com artesãs-empreendedoras da cosmética natural. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65449-
dc.description.abstractWork values represent what individuals consider important in the work environment, exposing the reasons why individuals work, their alternatives, behaviors and attitudes towards their jobs. Research on this topic can cover various types of occupations and workers, including those referring to the creative economy, which encompasses sectors whose products/services are the result of creativity, talent and local culture. In this scenario, the artisanal natural cosmetics sector brings a production/consumption proposal guided by environmental, social and economic sustainability, highlighting aspects such as the rescue of traditional knowledge, the reduction of waste and the valorization of small artisan productions. Thus, this work aims to analyze how the values of work are manifested among entrepreneurs in the artisanal natural cosmetics sector. The research locus is the city of Fortaleza - CE, approved in 2019 as Creative City, which reinforces the relevance of the study to understand and strengthen the creative business environment in the municipality. Of a qualitative nature, this exploratory-descriptive research carried out a qualitative adaptation of the Revised Scale of Values Relative to Work (EVT-R), by Porto and Pilati (2010), and semi-structured interviews to collect data from seven artisans in the sector. Data analysis was carried out through content analysis, with the help of Atlas.ti software. The results show that the values related to Professional Achievement and Social Relations are the most present, with emphasis on those related to having creative work and collaborating for the development of society. The Prestige and Stability factors were less perceived, but values related to being admired for the work performed and obtaining financial stability are representative. The qualitative adaptation of the EVT-R demonstrated the existence of different meanings for factors of stability and achievement, pointing out the specificities of work values for the artisanal field. The creation of a collaborative network of women in the sector was highlighted and it was revealed that the lack of specific regulation for the activity is the main barrier to the growth of artisans.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCosméticapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleValores do trabalho no contexto da economia criativa: um estudo com artesãs-empreendedoras da cosmética naturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs valores do trabalho representam o que os indivíduos consideram importante no ambiente laboral, expondo os motivos pelos quais os indivíduos trabalham, suas alternativas, comportamentos e atitudes em relação aos seus ofícios. Pesquisas deste tema podem alcançar vários tipos de ocupações e de trabalhadores, inclusive os referentes à economia criativa, que engloba setores cujos produtos/serviços são resultados da criatividade, do talento e da cultural local. Nesse cenário, o setor de cosmética natural artesanal traz uma proposta de produção/consumo pautada pela sustentabilidade ambiental, social e econômica, destacando aspectos como o resgate de saberes tradicionais, a redução de resíduos e a valorização das pequenas produções artesãs. Assim, este trabalho objetiva analisar como os valores do trabalho se manifestam entre os empreendedores do setor de cosmética natural artesanal. O lócus de pesquisa é a cidade de Fortaleza – CE, chancelada em 2019 como Cidade Criativa, o que reforça a relevância do estudo para se entender e fortalecer o ambiente de negócios criativos no município. De cunho qualitativo, esta pesquisa exploratória-descritiva realizou uma adaptação qualitativa da Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R), de Porto e Pilati (2010), e entrevistas semiestruturadas para coletar dados junto a sete artesãs do setor. A análise dos dados se deu por meio de análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. Os resultados mostram que os valores relacionados à Realização Profissional e Relações Sociais são os mais presentes, com ênfase naqueles relacionados a ter um trabalho criativo e a colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Os fatores Prestígio e Estabilidade foram menos percebidos, mas valores relacionados a ser admirada pelo trabalho realizado e obter estabilidade financeira são representativos. A adaptação qualitativa da EVT-R demonstrou a existência de sentidos diversos para fatores de estabilidade e realização, apontando especificidades dos valores do trabalho para o campo artesanal. Destacou-se a constituição de uma rede colaborativa de mulheres no setor e revelou-se que a inexistência de regulamentação específica para a atividade é a principal barreira para o crescimento das artesãs.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_fersilva.pdf65,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.