Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65393
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O mutualismo entre liberal-conservadorismo e fascismo: disputa ideológica e cenário político do Brasil contemporâneo
Autor(es): Mendes, Mateus
Ribeiro Dias, Marcia
Palavras-chave: Ideologia;Liberal-conservadorismo;Fascismo;Brasil
Data do documento: 2022
Citação: MATEUS, Mendes; DIAS, Marcia Ribeiro. O mutualismo entre liberal-conservadorismo e fascismo: disputa ideológica e cenário político do Brasil contemporâneo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 53, n. 1, p. 57-95, mar./jun. 2022.
Resumo: O objetivo do artigo é analisar a dimensão ideológica no Brasil contemporâneo a partir da identificação de uma sobreposição de ideologias na sociedade brasileira, que se tornou hegemônica a partir das eleições de 2018. O artigo combina discussão teórica com evidências factuais. Partimos de uma discussão epistemológica acerca do conceito de ideologia, categorizamos o fascismo e o liberal-conservadorismo e analisamos a evolução das disputas entre diferentes vertentes ideológicas, protagonizadas pela esquerda socialdemocrata e a direita neoliberal, na história recente do país. Concluímos, finalmente, que o quadro político brasileiro atual é resultado do mutualismo entre o liberal-conservadorismo e o fascismo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65393
ISSN: 2318-­4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_mmendesmribeiro.pdf239,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.