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dc.contributor.authorGuedes, Maria Vilani Cavalcante-
dc.contributor.authorHenriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira-
dc.contributor.authorLima, Morgama Mara Nogueira-
dc.date.accessioned2013-11-08T16:19:21Z-
dc.date.available2013-11-08T16:19:21Z-
dc.date.issued2013-02-
dc.identifier.citationGUEDES, M. V. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; LIMA, M. M. N. Acolhimento em um serviço de emergência : percepção dos usuários. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 66, n. 1, p. 31-37, fev. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6538-
dc.description.abstractThe objective was to understand how users of an emergency service see the nursing action in the user embracement. Interviews were carried out with 382 service users from October 2008 to March 2009. We randomly approached subjects that were assessed in the embracement and they directed to the emergency ward. It was verifi ed that even though most users (34.5%) reported having being assisted by the nursing team, few reported having been guided by some professional of the embracement team (49.2%). The major diffi culties experienced by users referred to the lack of information on care and respect in the assistance. We emphasize the importance of more nursing activities in user embracement, understanding it as an activity not restricted to a service entrance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBrasileira de Enfermagempt_BR
dc.subjectServiço Hospitalar de Emergênciapt_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.titleAcolhimento em um serviço de emergência : percepção dos usuáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivou-se compreender como os usuários de um serviço de emergência percebiam a atuação da enfermagem na realização do acolhimento. Foram realizadas entrevistas com 382 usuários do serviço, de outubro de 2008 a março de 2009. Abordaramse, de maneira aleatória, sujeitos que haviam sido avaliados no acolhimento e encaminhados ao setor de emergência. Verifi couse que a maioria dos usuários (34,5%) referiu ter sido atendida pela equipe de enfermagem, porém menos da metade (49,2%) disse ter sido orientada por algum profi ssional da equipe no acolhimento. As maiores difi culdades sentidas pelos usuários referiram-se à carência de informações e de respeito no atendimento. Ressalta-se a importância de maior atuação da enfermagem no acolhimento, entendido como uma atividade não restrita à porta de entrada do serviço.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo fue comprender como los usuarios de un servicio de emergencia percibían las actividades en el acogimiento. Se llevaron a cabo entrevistas con 382 usuarios del servicio, de octubre de 2008 a marzo de 2009. Se acercó a los sujetos de azar que fueron evaluados en la recepción y se habían dirigido al departamento de emergencia. Se encontró que la mayoría de los usuarios (34,5%) declarou que había sido recibido por el equipo en el acogimiento, algunos dijeron haber sido guiados por un profesional del equipo en el acogimiento (49,2%). Las principales difi cultades que experimentan los usuarios fueron la falta de información y respeto en la atención. Se destaca la importancia de mayor actuación de la enfermería en el acogimiento, para comprenderse que esta actividad no se limita a la puerta de enlace del servicio.pt_BR
dc.title.enEmbracement in an emergency service : user's perceptionpt_BR
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