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Tipo: Dissertação
Título: Caracterização da cadeia produtiva do crisântemo de corte e vaso: um estudo de caso para o Estado do Ceará
Autor(es): Brito, Antônio Régis Barroso
Orientador: Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Coorientador: Khan, Ahmad Saeed
Palavras-chave: Floricultura;Cadeia produtiva;Comercialização
Data do documento: 2005
Citação: BRITO, Antônio Régis Barroso. Caracterização da cadeia produtiva do crisântemo de corte e vaso: um estudo de caso para o Estado do Ceará. 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65361. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a cadeia produtiva do crisântemo de corte e vaso nos agropólos da Região Metropolitana e do Maciço de Batunte. Utilizamos como referencial teórico o enfoque sistêmico e os conceitos de cadeia produtiva, para a partir daí detectar quais são os elos da cadeia produtiva dos crisântemos e seus principais entraves. Foram, também, calculadas as margens de comercialização dos crisântemos nos três níveis de mercado: produtor, mercado atacadista e mercado varejista, verificando as margens nos fluxos de distribuição do produto. O estudo foi realizado através da aplicação de questionários, os quais foram aplicados aos produtores, atacadistas e varejistas, constituindo o universo dessa pesquisa. A análise de dados foi fundamentada utilizando-se a metodologia hipotético-descritiva através do enfoque sistêmico como fundamentação desse estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que a cadeia produtiva de crisântemo na região pesquisada é bem definida contendo todos os elos da cadeia, entre esses se destacam: fornecedores de insumo, produtores, atacadistas e varejistas. Porém, o estudo verificou uma dependência do mercado cearense na aquisição de alguns insumos, principalmente os de mudas, que são importadas em sua totalidade do Estado de São Paulo. No que se refere às margens de comercialização foi constatado que a parcela maior da margem fica com os varejistas. Esse fato é devido aos varejistas assumirem um maior risco de comercialização do produto. Foi observado, também, que os produtores não estão organizados, nem em associação e nem em cooperativa, o que os tornam vulneráveis a concorrência. Foi constado que o produto necessita de uma maior divulgação por parte das instituições públicas, o que contribuiria para crescimento da atividade. Através dos resultados aqui analisados, foi possível caracterizar a cadeia produtiva de crisântemo e verificar seus entraves. Porém, os aspectos sinalizados neste trabalho não são exauríveis. Em outras palavras, outros trabalhos poderão ser realizados para detalhar a cadeia produtiva sob o ponto de vista dos outros elos que compõem a cadeia, detectando outros obstáculos a serem vencidos. Assim, através destes novos estudos poderá-se propor soluções que melhorem o desenvolvimento da atividade.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65361
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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