Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65260
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apresentação
Título em inglês: Presentation
Autor(es): Moreira, Glauber Lima
Pontes, Antônio Luciano
Araújo, Edna Maria Vasconcelos Martins
Costa, Lucimara Alves
Palavras-chave: Lexocologia;Lexografia;Diconário de linguas;Tecnicismos em dicionários;Fraseologia;Libras
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: MOREIRA, Glauber Lima; PONTES, Antônio Luciano; ARAÚJO, Edna Maria Vasconcelos Martins; COSTA, Lucimara Alves. Apresentação. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. especial, p. 7-16, mar. 2022.
Resumo: Neste segundo número temático, dedicado ao dicionário, léxico e ensino de línguas, a Revista Entrepalavras apresenta mais uma coletânea de artigos dedicados aos estudos lexicais em seus mais distintos campos de atuação. Os artigos aqui elencados “destacam” a qualidade e diversidade dos trabalhos desenvolvidos por autores brasileiros e estrangeiros, de diferentes instituições e, certamente, constitui-se em uma excelente oportunidade para que seus leitores possam conhecer e deliciar-se com um vasto panorama de trabalhos dedicados às ciências do léxico: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e, também, ao uso do dicionário como ferramenta/instrumento de ensino e aprendizagem. Embora não apresentassem ainda a configuração atual, os dicionários sempre fizeram parte da evolução e da história da língua, uma vez que, como atesta Béjoint (2000), nas civilizações antigas, mesmo antes da invenção da escrita, possivelmente já existiam dicionários orais, objetos de recitação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65260
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_glmoreiraalpontes.pdf129,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.