Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65218
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de remoção de matéria orgânica de água dopada com aldrin por aspergillus niger an 400 em batelada aerada com biomassa dispersa
Autor(es): Sousa, Priscila Colares de
Vidal, Yasmin Pinheiro
Barbosa, Bárbara Chaves Aguiar
Pessoa, Kelly de Araújo Rodrigues
Silva, Glória Maria Marinho
Palavras-chave: Agrotóxicos;Fungos;Reatores biológicos
Data do documento: 2014
Citação: SOUSA, Priscila Colares de; VIDAL, Yasmin Pinheiro; BARBOSA, Bárbara Chaves Aguiar; PESSOA, Kelly de Araújo Rodrigues; SILVA, Glória Maria Marinho. Avaliação de remoção de matéria orgânica de água dopada com aldrin por aspergillus niger an 400 em batelada aerada com biomassa dispersa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, V., 24 a 27 de nov. 2014, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Anais[…] Belo Horizonte, Minas Gerais, 2014.
Resumo: O uso de pesticidas na agricultura pode acarretar inúmeros prejuízos ambientais relacionados à contaminação do solo e da água. Além da sua aplicação nas plantações, os efluentes das indústrias produtoras de agrotóxicos também podem ser uma fonte de liberação dessas substâncias no ambiente. Dessa forma, a busca por tecnologias que possam minimizar os impactos desses poluentes é tão necessária. O objetivo principal desse trabalho foi avaliar a degradação de matéria orgânica pelo fungo Aspergillus niger AN 400 em reatores biológicos contendo água residuária sintética acrescentada de pesticida Adlrin. Os parâmetros avaliados foram DQO (que apresentou índices máximos de remoção de 88,9% e 78,3%) e pH (onde os valores variaram entre 3,47 e 4,57).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65218
ISSN: 2179-8400
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_pcsousa.pdf349,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.