Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65145
Tipo: | TCC |
Título: | Responsabilidade social universitária: contribuições para a formação da consciência social na visão de discentes de secretariado executivo |
Autor(es): | Gonçalves, Sara Costa |
Orientador: | Barros, Conceição de Maria Pinheiro |
Palavras-chave: | Responsabilidade social;Consciência (Ética);Secretariado |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | GONÇALVES, S. C. Responsabilidade social universitária: contribuições para a formação da consciência social na visão de discentes de secretariado executivo. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | Na formação universitária, é possível constituir, além do conhecimento intelectual, uma preparação profissional, social e cidadã. Considera-se que na graduação o indivíduo se percebe capaz de atuar de forma mais ativa na sociedade, por meio de ações de Responsabilidade Social Universitária que colaboram para a formação da consciência social. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições da participação em ações de Responsabilidade Social Universitária para a formação da consciência social do aluno, na percepção de discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, a partir de um levantamento teórico e documental e um estudo de campo com a participação de quatro representantes discentes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como técnica de pesquisa, definiu-se a entrevista reflexiva e utilizou-se um roteiro, como instrumento de coleta de dados. Para a análise dos dados, foram agrupados todos os depoimentos conforme unidades de significados e categorias de análise, por meio da técnica de análise reflexiva. Concluiu-se que as contribuições da participação em ações de Responsabilidade Social Universitária para a formação da consciência social do aluno, na percepção de discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC), estão vinculadas à concretização da tríade ensino, pesquisa e extensão, bem como às relações interpessoais que se projetam no âmbito interno e externo do Curso. Considera-se a relevância da Universidade, principalmente da extensão, em proporcionar intenso envolvimento do ser com o meio e criar espaços para pensar, questionar, e também ousar responder certas incógnitas que impactam na formação da consciência social dos futuros profissionais. Participar de ações de Responsabilidade Social Universitária proporciona contato com o diferente e, dessa forma, o sujeito amplia sua visão sobre a sociedade, gera empatia, alteridade e respeito às diferenças, assim como senso de responsabilidade para com o outro, culminando no desenvolvimento de uma consciência social. |
Abstract: | In university education it is possible to constitute not only intellectual knowledge, but also professional, social and citizen preparation. It is considered that undergraduate or individual are able to act more actively in society, through actions of University Social Responsibility that contribute to the formation of social awareness. This paper aims to analyze how contributions of participation in actions of University Social Responsibility for the formation of social awareness of students, in the perception of students of the Executive Secretariat of the Federal University of Ceará (UFC). To this end, a qualitative and descriptive research was conducted, based on a theoretical and documentary survey and a field study with the participation of four student representatives from the Federal Secretariat of the Federal University of Ceará (UFC). As a research technique, define a reflective interview and use a script as an instrument. For an analysis of the information, all the statements were grouped, according to meaning units and categories of analysis. It concluded, therefore, that, as contributions of participation in actions of University Social Responsibility for the formation of the social conscience of the student, in the perception of the students of the Executive Secretariat of the Federal University of Ceará (UFC), are linked to the accomplishment of the teaching, research and extension, as well as in the interpersonal relationships that project in the internal and external scope of the course. It is considered a medium University, mainly extension University, by intensity of intense involvement of being with its environment and creating spaces for thinking, questioning and answering certain unknowns. that impact the formation of the social conscience of future professionals. Based on the participants' perception, it was noticed that participating in University Social Responsibility actions provides contact with different people and, in this way, or broadens their vision about society, generates empathy, change and respect for differences and a sense of responsibility towards the individual. another, culminating in the development of a social conscience. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65145 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_scgoncalves.pdf | Monografia | 539,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.