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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65130
Tipo: | TCC |
Título: | Políticas públicas educacionais brasileiras nos cursos de graduação: olhar para o secretariado executivo em IES privadas |
Autor(es): | Oliveira, Yana Nascimento de |
Orientador: | Durante, Daniela Giareta |
Palavras-chave: | Políticas públicas;Secretariado executivo;Ensino superior |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | OLIVEIRA, Y. N. Políticas públicas educacionais brasileiras nos cursos de graduação: olhar para o secretariado executivo em IES privadas. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | O país registrou expansão acelerada de IES privadas e do ensino superior na década de 1990. Este movimento também ocorreu no curso de graduação em Secretariado Executivo que registrou maior expansão entre os anos 1997 e 2007 e, posteriormente passou por período de redução gradativa na quantidade de cursos em funcionamento, dado entre 2009 e 2012. Pressupõe-se que as políticas educacionais brasileiras interferiram neste processo, por isso esta pesquisa dedica-se a analisar a interferência das políticas públicas educacionais brasileiras nos cursos de Secretariado Executivo em instituições privadas do Brasil, no período 1990-2012, a fim de identificar aspectos que possam ter facilitado a criação de novos cursos, bem como dificultado a manutenção dos cursos nessas instituições. Justifica-se pela necessidade de evidenciar que o cenário atual de fechamento de cursos de Secretariado Executivo é uma realidade não apenas do estado do Ceará, que mantém apenas um curso ativo em instituição federal e três extintos em IES privadas, mas de grande parte das instituições privadas do Brasil. A pesquisa é do tipo documental mediante análise qualitativa. Os resultados indicam que os cursos de Secretariado Executivo, fechados em IES privadas foram criados em um contexto de expansão exorbitante, no qual prevalecia o interesse econômico. Apesar de beneficiadas pela LDB, FIES, PROUNI e SINAES, as instituições privadas, em sua maioria, correspondiam apenas ao estímulo do retorno financeiro a curto prazo, não havendo garantia de permanência de cursos, tendo em vista que, ao passo que o Estado dava às IES meios de aderirem aos programas e financiamentos, também colocava em risco a qualidade do ensino ofertado por elas. |
Resumen: | El país registró una expansión acelerada de las IES privadas y de la educación superior en la década de 1990. Este movimiento también se dio en la carrera de pregrado en Secretariado Ejecutivo, que registró la mayor expansión entre los años 1997 y 2007 y, posteriormente, atravesó un peróodo de reducción gradual en la cantidad de cursos en operación, impartidos entre 2009 y 2012. Se asume que las políticas educativas brasileñas interfirieron en este proceso, por lo que esta investigación se dedica a analizar la interferencia de las políticas públicas educativas brasileñas en los cursos del Secretariado Ejecutivo en instituciones privadas en Brasil , en el período 1990-2012, con el fin de identificar aspectos que puedan haber facilitado la creación de nuevos cursos, así como dificultar el mantenimiento de cursos en estas instituciones. Se justifica por la necesidad de mostrar que el escenario actual de cierre de cursos de Secretariado Ejecutivo es una realidad no solo en el estado de Ceará, que mantiene solo un curso activo en una institución federal y tres extintos en IES privadas, sino en la mayoría de instituciones privadas en Brasil. La investigación es de tipo documental mediante análisis cualitativo. Los resultados indican que los cursos de Secretariado Ejecutivo, cerrados en IES privadas, se crearon en un contexto de expansión exorbitante, en el que primaba el interés económico. A pesar de beneficiarse de LDB, FIES, PROUNI y SINAES, las IES privadas, en su mayoría, correspondieron solo al estímulo de retorno financiero en el corto plazo, sin garantía de permanencia de cursos, considerando que, mientras el Estado daba los medios de las IES para adherirse a los programas y financiamiento, también ponen en riesgo la calidad de la educación que ofrecen. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65130 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
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