Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65103
Tipo: Artigo de Evento
Título: Controle LQG/LTR de um Conversor CC-CC de Três Portas Aplicado a um Dessalinizador
Autor(es): Damasceno, Debora Pereira
Rios, Clauson Sales do Nascimento
Barbosa, Samanta Gadelha
Correia, Wilkley Bezerra
Oliveira Júnior, Demercil de Souza
Palavras-chave: Conversor de três portas;Realimentação de estados;Controle multivariável centralizado;LQG;Sistema MIMO
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Sociedade Brasileira de Automática (SBA) - https://www.sba.org.br/; Galoá Science - https://galoa.com.br/ - https://cba2020.galoa.com.br/
Citação: DAMASCENO, Debora Pereira; RIOS, Clauson Sales do Nascimento; BARBOSA, Samanta Gadelha; CORREIA, Wilkley Bezerra; OLIVEIRA JÚNIOR, Demercil de Souza. Controle LQG/LTR de um Conversor CC-CC de três portas aplicado a um dessalinizador. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, XXIII., 23 e 26 de Novembro de 2020, Online. Anais[…], Campinas, Galoá, v. 2 , n. 1, 2020. CBA2020. DOI: 10.48011/asba.v2i1.1347
Resumo: Este trabalho propõe utilizar uma estratégia de controle multivariável centralizada para um conversor CC-CC isolado de três-portas que irá figurar como o elemento integrador entre um sistema fotovoltaico, um banco de baterias e o barramento CC de um sistema de dessalinização. O conversor é representado através de um modelo multivariável de espaço de estados com 3 chaves do tipo MOSFET como entradas de controle; a tensão de saída e a corrente de magnetização como saídas controladas; e as tensões do painel fotovoltaico e da bateria como perturbações externas. A estratégia de controle é formulada usando-se a abordagem LQG com recuperação do ganho da malha de transferência (LTR) para garantia de estabilidade a um controlador de realimentação de estados com ação integral. As principais contribuições do trabalho são: (i) a aplicação, em eletrônica de potência, de uma estrutura de controle robusta centralizada de realimentação de estados, (ii) consideração dos distúrbios de entrada no sistema fotovoltaico e na bateria e (iii) uso do estimador de estados para a malha da corrente de magnetização. Por fim, resultados de simulação são apresentados e discutidos para validação do desempenho da abordagem proposta.
Abstract: This work proposes to use a centralized multivariable control strategy for an isolated three-port DC-DC converter that will gure as the integrating element between a photovoltaic system, a battery bank and the DC bus of a desalination system. The converter is represented by a multivariable state space model with 3 MOSFET switches as control inputs; the output voltage and the magnetizing current as controlled outputs; and the voltages of the photovoltaic panel and the battery as external disturbances. The control strategy is formulated using the LQG approach with recovery of the transfer loop gain (LTR) to guarantee stability to a state feedback controller with integral action. The main contributions of the work are: (i) the application, in power electronics, of a robust centralized control structure of state feedback, (ii) consideration of the input disturbances into the photovoltaic system and battery and (iii) use of the state estimator for the magnetization current loop. Finally, simulation results are presented and discussed to validate the performance of the proposed approach.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65103
ISSN: 2525-8311
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_dpdamasceno.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.