Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65096
Tipo: TCC
Título: A etiqueta empresarial e o marketing pessoal como ferramentas de inserção e permanência no mercado de trabalho: uma análise do filme “O diabo veste Prada”
Autor(es): Melo, Yhala Jennifer de Oliveira
Orientador: Silva, Joelma Soares da
Palavras-chave: Marketing pessoal;Mercado de trabalho;Análise fílmica
Data do documento: 2022
Citação: MELO, Y. J. O. A etiqueta empresarial e o marketing pessoal como ferramentas de inserção e permanência no mercado de trabalho: uma análise do filme “O diabo veste Prada”. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, demandando que os profissionais apresentem, além de conhecimentos técnicos específicos para ocupar um cargo, comportamentos que agreguem valor ao profissional e o faça se destacar no ambiente corporativo. Nesse sentido, esse estudo visa compreender como o marketing pessoal e a etiqueta profissional pode impactar a vida do indivíduo para sua inserção e permanência no mercado de trabalho. A metodologia desenvolveu-se por meio de uma pesquisa descritiva e abordagem qualitativa. A técnica de análise de dados utilizada foi a observação indireta e não participante, realizada por meio de análise fílmica, de modo que a análise seguiu a narrativa do filme. Desta feita, observou-se que no desenvolvimento do enredo do filme, a personagem principal foi adotando ferramentas da etiqueta empresarial e marketing pessoal, como melhorar sua comunicação não verbal, desenvolver o seu comportamento profissional e sua imagem pessoal contribuiu diretamente para sua valorização e permanência no mercado de trabalho, tomando inclusive uma posição de destaque dentro da sua organização de trabalho.
Abstract: The job market is increasingly competitive, demanding that professionals present, in addition to specific technical knowledge to occupy a position, behaviors that add value to the professional and make him stand out in the corporate environment. In this sense, this study aims to understand how personal marketing and professional etiquette can impact the life of the individual for their insertion and permanence in the job market. The methodology was developed through a descriptive research and qualitative approach. The data analysis technique used was indirect and non-participant observation, carried out through film analysis, so that the analysis followed the narrative of the film. This time, it was observed that in the development of the film's plot, the main character was adopting tools of business etiquette and personal marketing, such as improving her non-verbal communication, developing her professional behavior and her personal image directly contributed to her appreciation and permanence. in the labor market, even taking a prominent position within their work organization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65096
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_yjomelo.pdf766,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.