Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHamanaka, Raíssa Yuri-
dc.contributor.authorAganette, Elisângela Cristina-
dc.date.accessioned2022-04-11T20:00:08Z-
dc.date.available2022-04-11T20:00:08Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationHAMANAKA, Raíssa Yuri; AGANETTE, Elisângela Cristina. Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior um estudo comparativo. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 7, p. 1-19, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3468-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65039-
dc.description.abstractThe information age has transformed the modus operandi of organizations. The processes of sharing, searching, accessing and using information have become more complex. In this scenario of constant changes and increasingly demanding customers, Business Process Management (BPM) emerges, which can be defined as a discipline focused on continuous process optimization. This article is focused on the topic of applications of the BPM methodology and seeks to answer: how to evaluate the implementation of the phases of a BPM methodology in the context of Brazilian public higher education institutions (HEIs)? To answer the research problem, the research objectives are: to map BPM methodology applications, describe them and carry out a comparative study between the implemented phases. This research has a qualitative approach, bibliographical nature, exploratory, descriptive and comparative objectives and used the content analysis proposed by Bardin (1977). 14 applications of BPM methodology were mapped and 10 aspects were identified for the evaluation of a BPM methodology. From there, a comparative study of the 14 mapped BPM methodology applications was carried out. It is expected that this study has contributed to the application of BPM in the context of HEI, through the mapping and evaluation of 14 applications. The motivation of this research is to encourage the adoption of BPM by Brazilian public HEIs by describing and comparing BPM projects in this context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Informação em Pautapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectGestão de processos de negóciopt_BR
dc.subjectMetodologia BPMpt_BR
dc.subjectBusiness process managementpt_BR
dc.subjectBPM Methodologypt_BR
dc.titleAplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior um estudo comparativopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto.pt_BR
dc.title.enApplications of the BPM methodology in Higher Education Institutions: a comparative studypt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_ryhamanakaecaganette.pdf464,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.