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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Edward Martins-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Cléssia Pereira Lima de-
dc.date.accessioned2022-04-11T17:42:46Z-
dc.date.available2022-04-11T17:42:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationARAÚJO. Ana Cléssia Pereira Lima de. Gestão escolar e desempenho educacional: evidências do PDE-Escola no Brasil. 2022. 52 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65024-
dc.description.abstractThe School Development Plan (PDE-Escola) aims to support public education in improving the quality of teaching and school management through strategic improvement planning, financial support and teacher training, aimed at municipal and state schools, prioritizing those whose Basic Education Development Index (Ideb) of the 5th and/or 9th year of elementary school were lower than the national average. In fact, this dissertation aims to evaluate the effects of this school management program on the academic performance of the benefited schools for the period from 2007 to 2012. For that, the empirical strategy consisted of a Discontinuous Regression Model (RDD) such that IDEB set the cut-off points for the allocation of program resources in each period having as result variables the students' scores in the mathematics and Portuguese language tests of Prova Brasil in the 2009 to 2015 editions. The results showed that the program had no effect satisfactory in the performance of students belonging to the benefited schools. In general, negative effects were found on the Portuguese and mathematics grades of the 5th and 9th grade classes. Furthermore, when estimating the effect of the program by student proficiency levels, it was found that the effect, in general, remains negative, except for the 9th grade classes of the group of schools benefited by Ideb 2005, in which a positive effect is observed. in the performance of students with lower performance in Portuguese grades. The results show that when analyzing the heterogeneous effects of the policy, the negative effect is greater when the director has less experience in the function. Thus, according to these results, it was observed that the school management practices introduced by the PDE-Escola did not improve the students' school results.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de desenvolvimento da escolapt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.subjectaccountabilitypt_BR
dc.titleGestão escolar e desempenho educacional: evidências do PDE-Escola no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorSobreira, Diogo Brito-
dc.description.abstract-ptbrO Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) tem como propósito apoiar o ensino público na melhoria da qualidade do ensino e na gestão escolar por meio do planejamento estratégico de melhoramento, apoio financeiro e capacitação de docentes, destinado às escolas municipais e estaduais, priorizando aquelas cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do 5º e/ou 9º ano do ensino fundamental foram menores que a média nacional. Com efeito, esta dissertação tem como objetivo avaliar os efeitos desse programa de gestão escolar no desempenho acadêmico das escolas beneficiadas referente ao período de 2007 a 2012. Para tanto, a estratégia empírica consistiu em um Modelo de Regressão Descontínua (RDD) tal que o Ideb defina os pontos de corte para a alocação de recursos do programa em cada período tendo como variáveis de resultado as notas dos alunos nas provas de matemática e língua portuguesa da Prova Brasil nas edições de 2009 a 2015. Os resultados mostraram que o programa não teve efeito satisfatório no desempenho dos alunos pertencentes às escolas beneficiadas. Em geral, foram encontrados efeitos negativos relativos às notas de português e matemática das turmas de 5º e 9º anos. Ademais, ao estimar o efeito do programa por níveis de proficiência dos alunos, verificou-se que o efeito, em geral, permanece negativo, exceto para as turmas do 9º ano do grupo de escolas beneficiadas pelo Ideb 2005, em que se observa efeito positivo no desempenho dos alunos de menor performance nas notas de português. Os resultados denotam que ao analisar os efeitos heterogêneos da política, o efeito negativo é maior quando o diretor possui menor experiência na função. Assim, de acordo com esses resultados, observou-se que as práticas de gestão escolar introduzidas pelo PDE-Escola não causaram melhoria nos resultados escolares dos discentes.pt_BR
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