Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6491
Title in Portuguese: A utilização da ferramenta de mapeamento do fluxo de valor na gestão dos fluxos físicos nos canteiros de obras
Author: Sales, Alessandra Luize Fontes
Barros Neto, José de Paula
Gouveia, Beatriz Chagas Silva
Keywords: Industria da construção civil
Custos - Racionalização
Sistema de produção enxuta
Issue Date: 2004
Publisher: SIMPEP
Citation: SALES, A. L. F. ; BARROS NETO, J. P. ; GOUVEIA, B. C. S. A utilização da ferramenta de mapeamento do fluxo de valor na gestão dos fluxos físicos nos canteiros de obras. In: SIMPEP, 11., 2004, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEP, 2004.
Abstract in Portuguese: A indústria da construção civil está em um momento de transição com as empresas sofrendo crescentes pressões do mercado em busca de menores custos, melhorias em qualidade e flexibilidade no atendimento das exigências dos clientes. Por esses motivos, as organizações têm procurado investir na melhoria de seus processos de produção. Tendo em vista que movimentações desnecessárias devido à má localização de equipes, materiais e equipamentos causam prejuízos à qualidade e produtividade e afeta diretamente os custos da produção, torna-se cada vez mais importante a gestão dos fluxos físicos em canteiros, a fim de reduzir perdas nos processos. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre os processos construtivos em uma construtora de Fortaleza/Ce. Sabe-se que a gestão dos fluxos físicos objetiva proporcionar estabilidade e continuidade à produção. Pensando nisso, a primeira parte da pesquisa se deteve em fazer um diagnóstico de alguns processos construtivos e seus fluxos físicos observando conceitos de logística e construção enxuta. Utilizaram-se as ferramentas diagrama de processo e mapofluxograma para mapear os processos, facilitando desta forma, a análise dos pontos críticos. Na fase de análise, verificou-se a necessidade da elaboração do fluxo de valor dos processos de produção e a partir dessa nova ferramenta foram apresentadas sugestões de melhorias a gestão dos fluxos como equipamentos, ferramentas e racionalização de fluxos e operações dos processos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6491
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_jpbarrosneto_utilizacao.pdf169,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.