Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64846
Type: Artigo de Periódico
Title: Fenomenografia como método de pesquisa para a educação em Administração
Other Titles: Fenomenografía como método de investigación para la educación en Gestión
Title in English: Phenomenography as a research method for Management education
Authors: Santos, Gabriela Tavares dos
Silva, Anielson Barbosa da
Keywords: Método de estudo;Educação - Administração;Ensino;Experiência
Issue Date: 22-Feb-2022
Publisher: Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão
Citation: SANTOS, G. T., SILVA, A. B. Fenomenografia como método de pesquisa para a educação em Administração. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 20, n.4, p.42-55, jan./dez.2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este ensaio metodológico caracteriza a fenomenografia como método de pesquisa para ampliar a compreensão do fenômeno da educação em Administração no Brasil. A evolução histórica, o posicionamento epistemológico e os elementos básicos do método são apresentados, além de uma descrição do processo de pesquisa fenomenográfica, com ênfase no cenário, e os procedimentos de coleta e análise de dados para identificar as percepções ou concepções convergentes. Para a educação em Administração, os resultados dos estudos embasados na fenomenografia podem auxiliar os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a compreender como alunos e professores vivenciam os fenômenos e auxiliar não só na forma de estruturação dos currículos, mas também no processo de planejamento e de ensino no ambiente onde os alunos aprendem.
Abstract: This methodological essay characterises phenomenography as a research method to broaden the understanding of the phenomenon of management education in Brazil. The historical evolution, epistemological positioning, and basic elements of the method are presented first, followed by a description of the phenomenographic research process, with an emphasis on the scenario, and the procedures for data collection and analysis to identify the convergent perceptions or conceptions. For management education, the results of studies underpinned by phenomenography may help agents involved in the teaching-learning process understand how students and professors experience phenomena and aid not only in how curricula are structured but also in the planning process and the teaching in the environment where students learn.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64846
ISSN: 2178 - 9258
Appears in Collections:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_art_gtsantos.pdf923,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.