Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64846
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fenomenografia como método de pesquisa para a educação em Administração
Título(s) alternativo(s): Fenomenografía como método de investigación para la educación en Gestión
Título em inglês: Phenomenography as a research method for Management education
Autor(es): Santos, Gabriela Tavares dos
Silva, Anielson Barbosa da
Palavras-chave: Método de estudo;Educação - Administração;Ensino;Experiência
Data do documento: 22-Fev-2022
Instituição/Editor/Publicador: Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão
Citação: SANTOS, G. T., SILVA, A. B. Fenomenografia como método de pesquisa para a educação em Administração. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 20, n.4, p.42-55, jan./dez.2022.
Resumo: Este ensaio metodológico caracteriza a fenomenografia como método de pesquisa para ampliar a compreensão do fenômeno da educação em Administração no Brasil. A evolução histórica, o posicionamento epistemológico e os elementos básicos do método são apresentados, além de uma descrição do processo de pesquisa fenomenográfica, com ênfase no cenário, e os procedimentos de coleta e análise de dados para identificar as percepções ou concepções convergentes. Para a educação em Administração, os resultados dos estudos embasados na fenomenografia podem auxiliar os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a compreender como alunos e professores vivenciam os fenômenos e auxiliar não só na forma de estruturação dos currículos, mas também no processo de planejamento e de ensino no ambiente onde os alunos aprendem.
Abstract: This methodological essay characterises phenomenography as a research method to broaden the understanding of the phenomenon of management education in Brazil. The historical evolution, epistemological positioning, and basic elements of the method are presented first, followed by a description of the phenomenographic research process, with an emphasis on the scenario, and the procedures for data collection and analysis to identify the convergent perceptions or conceptions. For management education, the results of studies underpinned by phenomenography may help agents involved in the teaching-learning process understand how students and professors experience phenomena and aid not only in how curricula are structured but also in the planning process and the teaching in the environment where students learn.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64846
ISSN: 2178 - 9258
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_gtsantos.pdf923,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.