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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Custódio Luís Silva de | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Herlon Alves | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-05T18:18:57Z | - |
dc.date.available | 2013-11-05T18:18:57Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Herlon Alves. Da Totalidade ao Infinito. Quanto às possibilidades de superação das limitações éticas da Cultura Ocidental Contemporânea: um estudo à luz do pensamento de Emmanuel Lévinas. 2006. 181 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6483 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Lévinas, Emmanuel, 1905-1995 | pt_BR |
dc.subject | Ética moderna - Séc. XX | pt_BR |
dc.subject | Filosofia francesa | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia existencial | pt_BR |
dc.title | Da Totalidade ao Infinito. Quanto às possibilidades de superação das limitações éticas da Cultura Ocidental Contemporânea: um estudo à luz do pensamento de Emmanuel Lévinas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta dois contextos significadores últimos: (1) por um lado, deve o mesmo ser entendido como participante dos jogos argumentativos praticados na tradição hermenêutica do pensamento filosófico, particularmente naquele espaço teorético que reúne Fenomenologia, Pensamento Existencial e as Filosofias da Vida; (2) por outro lado, este exercício compartilha das preocupações morais que marcam a humanidade nos últimos séculos, em especial àquelas que dizem respeito à possibilidade e necessidade de significação ético-filosófica do multiculturalismo, tenso e caótico, que marca as urbanizadas sociedades contemporâneas, visando produzir condições culturais globais capazes de possibilitar a convivência pacífica entre as inúmeras diferenças em choque cotidiano. Nesse sentido, o mesmo encontra suas direções investigativas nas seguintes pressuposições: embora seja a Ética uma particularidade cultural grega, foi mesma “imposta” às mais diversas culturas “incorporadas” pelo violento processo global de expansão e domínio em que se possibilitou, estabeleceu e desenvolveu a Civilização Ocidental. Os efeitos das evidentes contradições morais de tal processo impõem severas limitações éticas à Cultura Ocidental Contemporânea, uma vez que, em resposta a tais contradições, dissemina-se o relativismo como único critério universal de julgamento ético das condutas, quer de indivíduos quer de coletividades humanas. À luz do pensamento ético de Emmanuel Lévinas, propõe-se neste trabalho que a possibilidade de superação ética de tal condição cultural reside numa difícil escolha a ser hoje realizada pela consciência filosófica: de um lado, a reposição do universalismo, fictício e violento, possibilitado na tendência intelectualista do logos grego e as abstrações de suas Luzes; de outro, a assunção das exigências advindas da imediaticidade concreta da Sensibilidade e da Proximidade, única fonte para uma universalidade humanamente significativa, já que pré-originária do próprio humano e, assim, anterior a toda possível cultura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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