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dc.contributor.advisorAguiar, Odílio Alves-
dc.contributor.authorNogueira, Alexandre Semeraro de Alcântara-
dc.date.accessioned2013-11-05T14:19:18Z-
dc.date.available2013-11-05T14:19:18Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationNogueira, A. S. A.; Aguiar, O. A. (2004)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6472-
dc.descriptionNOGUEIRA, Alexandre Semeraro de Alcântara. O desvio como método a partir da ideia de infância: uma conversação com a infância em Berlim por volta de 1900 de Walter Benjamin. 2004. 139f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2004.pt_BR
dc.description.abstractThe present speech consists in a study on the conception of method for the thinker Walter Benjamin. For in such a way, the study was divided in two chapters: Biography and correspondences - a life in the transit of the method and Infancy and politics – the method in Infancy in Berlin for 1900 return. In the first chapter the reader offers itself to it more discussable aspects so that if he can reach, in the last chapter a detailed dialogue with the fundamental workmanship - Infancy in Berlin for 1900 return – here worked. The reconstitution of the method that Benjamin thinks to the philosophy is reconstituted through a cumulative work, that is, to each item of the work we bring new elements that until then they had not been developed, thus looking for, to offer an organization that it goes and it comes back to the points to each moment, but makes to gain body to the question proposal. Therefore, one worked in the first chapter with prompt elements of the life of Benjamin, relating to the conception of method, the two inheritances that had influenced the thinker - Judaism and historical materialism and the reconstitution of the theory of the knowledge in Benjamin, detailing its dialogue with Descartes. No longer according to chapter, the method is retaken from the infancy idea that the thinker offers in five assays written between 1924 the 1928. These assays had directly reverberated in the understanding of a conceived method as shunting line, having the participation key of the concept of repetition in Freud and Nietzsche and the practical unfolding of the accomplishment of the workmanship studies. It is in this chain of parts that the classic story the wild Swans gains body and starts to produce a peculiar direction in this work: the fusing this story will represent the metaphoric materialization of Benjamin from the Eliza personage.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectBenjamin, Walter, 1892-1940 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 - Influênciapt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939 - Influênciapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleO desvio como método a partir da ideia de infância: uma conversação com a infância em Berlim por volta de 1900 de Walter Benjaminpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação constitui-se num estudo sobre a concepção de método para o pensador Walter Benjamin. Para tanto, o estudo foi dividido em dois capítulos: Biografia e correspondências – uma vida no trânsito do método e Infância e política – o método em Infância em Berlim por volta de 1900. No primeiro capítulo se oferece ao leitor aspectos argumentativos para que se possa atingir, no último capítulo, um diálogo mais detalhado com a obra basilar – Infância em Berlim por volta de 1900 – aqui trabalhada. A reconstituição do método que Benjamin pensa à filosofia é reconstituída através de uma dissertação cumulativa, isto é, a cada item do trabalho trazemos novos elementos que até então não haviam sido desenvolvidos, procurando assim, oferecer uma organização que vai e volta a pontos a cada momento, mas faz ganhar corpo à questão proposta. Por isso, trabalhou-se no primeiro capítulo com elementos pontuais da vida de Benjamin, relacionando à concepção de método, as duas heranças que influenciaram o pensador – judaísmo e materialismo histórico e a reconstituição da teoria do conhecimento em Benjamin, detalhando seu diálogo com Descartes. Já no segundo capítulo, o método é retomado a partir da idéia de infância que o pensador oferece em cinco ensaios escritos entre 1924 a 1928. Estes ensaios repercutiram, diretamente, na compreensão de um método concebido como desvio, tendo a participação chave do conceito de repetição em Freud e Nietzsche e o desdobramento prático da realização da obra estuda. É nessa cadeia de peças que o conto clássico Os Cisnes selvagens ganha corpo e passa a produzir um sentido peculiar neste trabalho: a fusão deste conto representará a materialização metafórica de Benjamin a partir da personagem Eliza.pt_BR
dc.title.enThe shunting line as method from the idea de infância: a conversation with infancy in Berlin for return of 1900 of Walter Benjaminpt_BR
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

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