Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64677
Tipo: TCC
Título: Política de brinquedotecas escolares: uma análise da implementação no município de Maracanaú-Ce
Autor(es): Silva, João Gabriel Araújo
Orientador: Pinho, Breno Aloísio Torres Duarte de
Coorientador: Lima, Antônia Emanuela Oliveira de
Palavras-chave: Política Pública;Brinquedoteca;Educação
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, João Gabriel Araújo. Política de brinquedotecas escolares: uma análise da implementação no município de Maracanaú-Ce. 2021. 61 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A brinquedoteca é um espaço no qual são desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas que proporcionam às crianças o acesso ao brincar. Acesso este que estimula diversas competências socioemocionais que impactam no desenvolvimento infantil. Em virtude disso, o presente estudo traz como objetivo analisar o processo de implementação da Política de Brinquedotecas Escolares no município de Maracanaú. Dessa forma, buscou-se analisar a relação da política de brinquedotecas escolares com base no contexto da educação brasileira, além de tratar sobre as políticas públicas e seu com foco na implementação e, por fim, compreender, por meio do setor responsável pela política, o processo de implementação das brinquedotecas no município de Maracanaú. Este trabalho possui abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Foi realizada uma revisão bibliográfica e análise documental além do método da entrevista semiestruturada o que possibilitou a utilização da triangulação de dados. Como resultados, a pesquisa evidenciou a importância da continuidade desta política para o município, tendo em vista sua convergência com as leis e diretrizes brasileiras, contudo, ainda há caminhos a percorrerem para uma efetiva implementação com relação aos atores e as escolas contempladas. Vale ressaltar também a necessidade de uma maior documentação com relação aos resultados e acompanhamentos quantitativos para um controle interno para que haja uma avaliação de maior profundidade na área em pesquisas futuras.
Abstract: The toy library is a space in which recreational and educational activities are developed that provide children with access to play. This access encourages various socio-emotional skills that impact child development. As a result, this study aims to analyze the implementation process of the School Toy Library Policy in the municipality of Maracanaú. Thus, we sought to analyze the relationship of school toy library policy based on the context of Brazilian education, in addition to dealing with public policies and their focus on implementation and, finally, understanding, through the sector responsible for the policy, the process of implementing the toy libraries in the municipality of Maracanaú. This work has a qualitative and exploratory approach. A literature review and document analysis were carried out, in addition to the semistructured interview method, which enabled the use of data triangulation. As a result, the research evidenced the importance of the continuity of this policy for the city, in view of its convergence with Brazilian laws and guidelines, however, there are still ways to go for an effective implementation in relation to the actors and schools covered. It is also worth emphasizing the need for greater documentation regarding results and quantitative monitoring for internal control so that there is a more in-depth assessment of the area in future research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64677
Aparece nas coleções:GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_jgasilva.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.