Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Caroliny Gomes de | - |
dc.contributor.author | Dantas, Pedro Karol Wojtyla | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T19:07:12Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T19:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Pedro Karol Wojtyla. Estudo comparativo das habilidades e competências para o Engenheiro na percepção do mercado de trabalho, dos discentes e docentes da Universidade Federal do Ceará – Campus Russas. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64636 | - |
dc.description.abstract | Determining the skills necessary to exercise the activity of engineer is a demand of interest both from industrial companies and mainly from Higher Education Institutions, which act as mediators of knowledge and trainers of skills for graduates. The search for competitive differentials in terms of quality, productivity, management, among other attributes, makes the job market increasingly judicious in choosing its professionals. The objective of this work was to investigate how the job market, teachers and students perceive the skills and competences necessary for the engineering professional. The methodology involved a bibliographic review and a survey that obtained 55 responses. The results showed that there is a certain gap between what the three groups of analysis consider important for what is currently provided in the academic environment. From the results of this research, it is concluded that efforts must be made to overcome such deficiencies in the professional training of the engineer, especially in skills such as management, leadership and communication. It is understood, therefore, that in the current scenario there is a need for the academic environment to seek greater integration with the labor market so that together they can direct and provide better training for the engineer, which, consequently, improve skills and competences and result in into more qualified professionals to create solutions and solve the problems of modern society. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de engenharia | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo das habilidades e competências para o Engenheiro na percepção do mercado de trabalho, dos discentes e docentes da Universidade Federal do Ceará – Campus Russas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Determinar as competências necessárias para exercer a atividade de engenheiro, é uma demanda de interesse tanto das empresas industriais como principalmente das Instituições de Ensino Superior, que atuam como mediadoras de conhecimentos e formadoras de habilidades para os egressos. A busca por diferenciais competitivos de qualidade, produtividade, de gestão, entre outros atributos faz com que cada vez mais o mercado de trabalho, seja criterioso para a escolha de seus profissionais. Objetivou-se neste trabalho investigar como o mercado de trabalho, os docentes e discentes percebem as habilidades e competências necessárias para o profissional de engenharia. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica e uma pesquisa survey que obteve 55 respostas. Os resultados mostraram que há certa defasagem entre o que os três grupos da análise consideram importante para o que é proporcionado atualmente no meio acadêmico. A partir dos resultados desta pesquisa, conclui-se que esforços devem ser realizados para suprir tais deficiências na formação profissional do engenheiro, principalmente as habilidades como gestão, liderança e comunicação. Entende-se, portanto, que no cenário atual existe a necessidade de o meio acadêmico buscar uma maior integração com o mercado de trabalho para que juntos possam direcionar e proporcionar uma melhor formação do engenheiro, que, consequentemente, melhoram as habilidades e competências e resultam em profissionais mais qualificados para criar soluções e resolver os problemas da sociedade moderna. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_pkwdantas.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.