Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64551
Tipo: Dissertação
Título: A voz que deve ser ouvida: ideação e comportamento suícida em universitários de medicina
Título em inglês: The voice that must be heard: ideation and suicidal behavior in university students medicine
Autor(es): Lopes, Rafael Nobre
Orientador: Lira, Roberta Cavalcante Muniz
Coorientador: Mayorga, Fernando Daniel de Oliveira
Palavras-chave: Suicídio;Saúde da família
Data do documento: 21-Nov-2019
Citação: LOPES,R.N. A voz que deve ser ouvida: ideação e comportamento suícida em universitários de medicina. 2019. 140 f. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Saúde da Família)- Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará,Sobral, 2019.
Resumo: Suicídio é um fenômeno histórico de caráter dilemático, complexo e multidimensional que se define como o ato de findar a própria vida e possui ideias periféricas relacionadas a motivação e intencionalidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, se configura atualmente como problema de saúde pública. Sofrimento mental e comportamentos suicidas têm sido apontados como fatores de risco entre acadêmicos de medicina. Tivemos com objetivo, portanto, analisar que associação existe entre comportamento suicida e satisfação com a vida em estudantes de graduação em medicina de uma universidade pública do interior do estado do Ceará, em 2017. Para tanto, realizamos uma pesquisa quantitativa-qualitativa. Iniciamos traçando o perfil socioeconômico através de uma ficha de identificação. A seguir, procedemos com a primeira fase, quantitativa, transversal, observacional, cujos dados foram obtidos utilizando uma escala validada de Avaliação da Satisfação com a Vida em acadêmicos, com análise estatística descritiva e inferencial. A segunda, qualitativa, configurou-se como estudo de caso descritivo, mediante entrevista estruturada em indivíduos selecionados aleatoriamente, com posterior análise de conteúdo de Bardin. Por fim, realizamos a triangulação dos dados para compreensão aprofundada. Os sujeitos foram 440 acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Os resultados evidenciaram que há uma relação de mão dupla entre satisfação com a vida e comportamentos suicidas, que sofrem influências da faculdade de medicina, envolvendo o excessivo conteúdo em tempo mínimo, a competitividade intensa, a ausência da família, a substituição da vida pessoal por aquela limitada ao curso e os aspectos inerentes deste, como lidar com morte e doença. Assim, evidenciamos a necessidade proeminente de dialogar de maneira amplificada sobre esta temática, assim como de assistir aos estudantes em seus sofrimentos e vulnerabilidades relacionados ao curso. Destacamos a importância da fala, em detrimento do silêncio da dor que se faz presente e se torna naturalizado, a fim de caminharmos de mãos dadas junto à promoção da qualidade de vida dos estudantes e consequente prevenção do suicídio. Isso tem reflexos diretos nos aspectos de humanização, empatia e cuidado com o outro por parte do futuro profissional médico, que são dimensões fundamentais para um exercício profissional de excelência na Estratégia Saúde da Família e na saúde pública em geral
Abstract: Suicide is a dilemmatic and complex phenomenon defined in general as the act of finishing one’s own life on free will. However, it contains peripheral ideas of motivation and intentionality. According to The Health World Organization, suicide is undoubtedly a worldwide major challenge for the public health. Psychological suffering and suicidal behavior have been pointed as risk factors among medical school students. We have suggested an association between suicidal ideation and life satisfaction, and our main goal in this study is to investigate this potential association in medical school students, in 2017. For this purpose, we developed a quantitative-qualitative research, beginning with the social-economic delineation using an “Identification Form”. After, we went through the quantitative phase of the study, obtaining data through an adapted validated Student’s Life Satisfaction Scale, which data were analyzed using SPSS to produce descriptive and inferential statistics. The second part consisted in a descriptive qualitative case study, using a structured interview elaborated by the authors and conducted with randomly selected students, with posterior content analysis as proposed by Bardin. Finally, we used triangulation as a way of assuring the validity of the research through. Our subjects were 440 medical students of Federal University of Ceara, Sobral. The results indicate that there is a two-way relationship between life satisfaction and suicidal behavior. This relationship is affected by medical school and involves massive study in minimal time, extreme competitivity, absence of family, replacing personal live with life limited to faculty and inherent aspects of medical school, such as dealing with disease and death. We evinced the prominent necessity to amplify our dialogues about this phenomenon, as well as to assist the students in their vulnerabilities involving medical course. We highlight the importance of speech and talking, instead of the silence on the pain that makes itself present and becomes naturalized. We need to walk together pursuing better quality of life and consequently promoting suicide prevention. This reflects directly on medical professional aspects like humanization, empathy behavior and patients care, which are fundamental aspects leading to a professional actuation of excellence in Family Health Programs and public health in general.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64551
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_rnlopes.pdfLOPES,R.N. A voz que deve ser ouvida: ideação e comportamento suícida em universitários de medicina. 2019. 140 f. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Saúde da Família)- Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará,Sobral, 2019.2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.