Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64538
Tipo: Livro
Título: Engenharia de sistemas de potência: geração hidroelétrica e eolioelétrica
Autor(es): Moura, Ailson Pereira de
Moura, Adriano Aron Freitas de
Rocha, Ednardo Pereira da
Palavras-chave: Engenharia;Hidroelétrica;Eolioelétrica;Impedância
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MOURA, Ailson Pereira de; MOURA, Adriano Aron Freitas de; ROCHA, Ednardo Pereira da. Engenharia de sistemas de potência: geração hidroelétrica e eolioelétrica. Fortaleza: Edições UFC, 2019. 291p.
Resumo: Este livro tem como objetivo apresentar uma introdução à geração de energia hidroelétrica e eolioelétrica, com a profundidade suficiente de fornecer, para os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica das diversas instituições de ensino superior, uma base teórica sólida sobre o assunto, especificamente para os alunos que pretendem seguir com seus estudos na área de sistemas elétricos de potência. Os exercícios resolvidos ao longo do texto tornam a obra de fácil leitura, facilitando o aprendizado do assunto. A obra está dividida nos seguintes capítulos: O capítulo 1 faz uma exposição detalhada sobre a constituição física das centrais hidroelétricas, de forma inédita, constituindo um material precioso para os engenheiros compreenderem a operação de uma central desse tipo. Também é explicada e apresentada a modelagem do controle carga-frequência. O capítulo 2 apresenta a constituição física das centrais eolioelétricas e a modelagem em regime permanente dos tipos de turbinas I, II III e IV, além de descrever o programa de análise e aplicação do atlas de vento (WAsP). O capítulo 3 apresenta, de forma minuciosa, como calcular o impacto de uma central eolioelétrica sobre a qualidade de energia, quando conectada à rede elétrica. Os capítulos 2 e 3 podem ser ministrados em cursos de pós- -graduação em Engenharia Elétrica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64538
ISBN: 978-85-7282-764-5
Aparece nas coleções:DEEL - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_liv_apdemouraedufc2.pdf7,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.