Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64537
Tipo: Livro
Título: Engenharia de sistemas de potência: transmissão de energia elétrica em corrente alternada
Autor(es): Moura, Ailson Pereira de
Moura, Adriano Aron Freitas de
Rocha, Ednardo Pereira da
Palavras-chave: Corrente alternada;Energia elétrica - Transmissão
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MOURA, Ailson Pereira de; MOURA, Adriano Aron Freitas de; ROCHA, Ednardo Pereira da. Engenharia de sistemas de potência: transmissão de energia elétrica em corrente alternada. Fortaleza: Edições UFC, 2019. 353p.
Resumo: Este livro tem como objetivo apresentar uma introdução à transmissão de energia elétrica em corrente alternada, com a profundidade suficiente de fornecer, para os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica das diversas instituições de ensino superior, uma base teórica sólida sobre o assunto, especificamente para os alunos que pretendem seguir com seus estudos na área de sistemas elétricos de potência. O livro apresenta a transmissão de energia elétrica, particularmente com o enfoque direcionado para o uso de computadores através do programa ATPdraw e algoritmos desenvolvidos em MATLAB. O capítulo 1 apresenta o programa ATPdraw. Esse programa, utilizado mundialmente, serve como referência para todas as simulações computacionais realizadas no texto. O capítulo 2 apresenta a constituição física das linhas de transmissão e o efeito corona. No capítulo 3, é apresentado o cálculo generalizado dos parâmetros das linhas de transmissão. No capítulo 4, a modelagem das linhas de transmissão em regime permanente é detalhada e exemplificada. Uma introdução ao projeto elétrico das linhas de transmissão é realizada. O capítulo 5 apresenta a modelagem das linhas de transmissão em regime transitório. Finalmente no capítulo 6, é apresentada uma introdução à teoria modal de propagação. Os capítulos 1, 5 e 6 podem ser ministrados em cursos de pós-graduação em Engenharia Elétrica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64537
ISBN: 978-85-7282-762-1
Aparece nas coleções:DEEL - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_liv_apdemouraedufc.pdf9,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.