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Tipo: Dissertação
Título: Intervenção centrada na família em bebês com atraso do desenvolvimento motor
Autor(es): Tabosa, Tayná Albuquerque
Orientador: Gama, Marcela de Castro Ferracioli
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil;Poder Familiar;Transtornos das Habilidades Motoras;Desempenho Psicomotor
Data do documento: 17-Fev-2022
Citação: TABOSA, Tayná Albuquerque. Intervenção centrada na família em bebês com atraso do desenvolvimento motor. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/78132/218207. Acesso em: 21 mar. 2022.
Resumo: INTRODUÇÃO: A intervenção precoce centrada na família é caracterizada por promover a participação familiar como ponto central do cuidado da criança com atraso. Esta revisão tem o objetivo de conhecer a efetividade da intervenção centrada na família para o desenvolvimento motor de pré-escolares até cinco anos que apresentam atraso do desenvolvimento motor. MÉTODO: Foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed, Medline, Scopus, EMBASE, CINAHL e Pedro. Os termos de busca foram definidos pelos autores. Esta revisão incluiu Ensaios Clínicos Randomizados (ECRs). Estudos com crianças com má-formações congênitas e prematuras foram excluídos. Para analisar o risco de viés dos estudos incluídos utilizamos o Revised Cochrane Risk of Bias Tool (RoB 2.0). O TIDier checklist (Template for Intervention Description and Replication) serviu para verificar a descrição e replicabilidade das intervenções. Todo o processo foi conduzido por dois revisores independentes, com um terceiro revisor para o critério de desempate. A qualidade da evidência foi verificada através do sistema Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation (GRADE). RESULTADOS: Três ECRs foram identificados. Os resultados mostraram uma melhora do desenvolvimento e uma redução da prevalência de atraso motor após a intervenção. Os estudos incluídos apresentaram um alto risco de viés, porém descreveram bem suas intervenções. Esta evidência é considerada de muito baixa qualidade. CONCLUSÃO: Estes resultados indicam qual atividade se mostrou mais promissora (dentro da intervenção centrada na família) para melhorar o desenvolvimento motor, além disso, eles nos mostram qual abordagem teórica apresentou mais vantagens para a melhora do desenvolvimento motor, considerando a importância da família.
Abstract: BACKGROUND: Family-centered early intervention is characterized by promoting family participation activities, considering this as the starting point for the care of child development delay. This review aims to assess the effectiveness of family-centered intervention for improving the motor development of preschool children up to five years old who have motor development delay. METHODS: The following databases were used: PubMed, Medline, Scopus, EMBASE, CINAHL and Pedro. Search terms were defined by the authors. The review included Randomized Clinical Trials (RCTs). Studies with children with congenital malformations and premature were excluded. To analyze the risk of bias of the included studies the Revised Cochrane Risk of Bias Tool (RoB 2.0), the TIDier checklist (Template for Intervention Description and Replication) was used to verify the description and replicability of the interventions. This process was also carried out by two independent reviewers, with a tiebreaker by a third reviewer. The quality of the evidence in the analyzed sample was verified through the Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation (GRADE). RESULTS: Three RTCs were identified. Results showed an improvement of motor development outcome after intervention and a reduction in the prevalence of developmental delay for the intervention group. The included studies had a high risk of general bias but they described their interventions well. The three studies were considered with very low quality. CONCLUSION: These results indicate which activities are most promising (within the family- centered approach) for improving motor development and shows the theoretical approaches that had more advantages for the improvement of motor development.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64521
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