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dc.contributor.advisorFrança, Italo Waldimiro Lima de-
dc.contributor.authorNascimento, João Pedro da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-11T12:34:49Z-
dc.date.available2022-03-11T12:34:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, João Pedro da Silva. O impacto do setor de qualidade na venda, nas perdas e no atendimento em uma rede de supermercados de Fortaleza: uma revisão. 2021. 38 f. TCC (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64379-
dc.description.abstractIn the 19th century the real application of knowledge from the QA sector by company managers was just a tool for simple process control. In practice, it was a simple . In practice, it was a simple monitoring of the production process by factory managers and supervisors. In the old days, the products did not have so much technical care and the focus of the monitoring and control falls significantly on the employees. With this, the "quality" issue was treated in a simple way and the application of concepts was very flawed. Currently the importance and impact of the quality sector within the industry is even difficult to calculate in real values by cost specialists, given the dynamics and essentiality in all food production processes. The quality sector besides bringing direct benefits such as increased sales of the product offered by the company by always seeking to ensure food safety and thus care for the consumer, also acts in reducing costs associated with the routine processes of the companies. In the case of supermarkets, the inspection routine by quality control is essential to be as frequent as possible, given the high turnover of products, customer flow, perishability of the products offered and, currently, to ensure the hygienic-sanitary safety of its customers. Thus, this review aimed to explain the relationship between sales indicators, losses, and quality in a food industry (supermarket). In this research the following keywords were used: sales, sales process, quality control, losses, costs, service. The topics approached describe studies referring to sales acquisition processes, losses and how to reduce them within industries, quality control and ensuring the safety of consumers in times of pandemic, showing the relationship that exists between quality x sales and quality x costs. Thus, the quality control sector implanted in the companies, besides being an inspection sector, currently shows itself as a fundamental piece in the guarantee and increment of sales, allied in the reduction of the inherent losses of the process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVendapt_BR
dc.subjectPerdaspt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.titleO impacto do setor de qualidade na venda, nas perdas e no atendimento em uma rede de supermercados de Fortaleza: uma revisãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo século XIX, a aplicação real de conhecimentos do setor de controle de qualidade pelos gestores das empresas era apenas uma ferramenta de simples controle de processos. Na prática era um simples monitoramento efetuado por gerentes e supervisores das fábricas sobre o processo de produção. Os produtos não tinham tantos cuidados técnicos e o foco do monitoramento e controle recai de forma significativa sobre os funcionários. Com isto, a questão “qualidade”, era tratada de forma simples e a aplicação de conceitos era muito falha. Atualmente, mensurar o impacto financeiro do setor de controle de qualidade é um desafio até para os profissionais de gestão de custos, visto que o “a qualidade” deve ter interface durante todos os processos de produção. O setor de controle de qualidade além de trazer benefícios diretos para a empresa, como por exemplo, o aumento da venda do produto oferecido, por sempre buscar garantir a segurança do alimento, e assim o cuidado com o consumidor. Atua também na redução de custos associados aos processos de rotina das empresas. No caso dos supermercados, a rotina de inspeção pelo controle de qualidade é essencial que seja o mais frequente possível, dada a alto giro dos produtos, fluxo de cliente, perecibilidade dos produtos oferecidos e, atualmente, garantir a segurança higiênico-sanitária dos seus clientes. Assim, essa revisão objetivou explanar sobre a relação entre os indicadores de venda, perdas e qualidade em uma indústria de alimentos (supermercado). Nessa pesquisa foram utilizadas as seguintes palavras-chave: venda, processo de venda, controle de qualidade, perdas, custos, atendimento. Os tópicos abordados descrevem estudos referentes aos processos de aquisição de venda, perdas e como reduzi-las dentro das indústrias. Além disso, será abordado sobre o setor de controle de qualidade e as suas formas de garantir a segurança dos consumidores em épocas de pandemia, mostrando a relação que existem entre qualidade x venda e qualidade x custos. Assim, o setor de controle de qualidade implantado nas empresas além de um setor de inspeção, atualmente, se mostra como peça fundamental na garantia e incremento de vendas, aliado na redução das perdas inerentes do processo.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE ALIMENTOS - Monografia

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