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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHolanda, Violeta Maria de Siqueira-
dc.contributor.authorSilva, Tamara Vieira da-
dc.date.accessioned2022-03-11T11:23:29Z-
dc.date.available2022-03-11T11:23:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Tamara Vieira da. Histórias de vida e corporeidades: ingresso de pessoas surdas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira. Orientadora: Violeta Maria de Siqueira Holanda. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/Universidade Federal do Ceará, Redenção/Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64377-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleHistórias de vida e corporeidades: ingresso de pessoas surdas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorAlmeida, Rafael Antunes-
dc.description.abstract-ptbrA fim de compreender o ingresso e a permanência de pessoas surdas na educação superior a partir da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB como campo, esta pesquisa problematiza as categorias de surdez e deficiência perpassando pelas corporeidades envolvidas nas vivências investigadas. O ponto de partida para essa reflexão se ancora na definição do fenômeno da deficiência como uma produção social e cultural que, por sua vez, é contemplada pelas legislações que regem sobre os direitos das pessoas com deficiências, pelas lutas de militantes, familiares, profissionais, surdos e ouvintes. Objetiva-se assim analisar como a experiência com a surdez se molda na universidade a partir dos marcadores trazidos pelas pessoas surdas interlocutoras desta pesquisa. A investigação se baseia em narrativas de histórias de vida que dialogam com pesquisas no campo da antropologia e da educação. Esse diálogo acredita-se que possibilita a compreensão da questão central dessa pesquisa: como o ingresso dessas pessoas surdas tem acontecido no que diz respeito às questões de acesso e permanência na UNILAB? As respostas são pensadas considerando os encontros entre biografias e trajetórias escolares costuradas às minhas vivências enquanto irmã de uma pessoa surda e intérprete em língua de sinais da instituição em análise. Desse modo, esta pesquisa contribui para o fortalecimento de uma política educacional sem perder de vista as experiências corpóreas e culturais trazidas pelos que fazem uso dessas ppt_BR
dc.description.abstract-esPara comprender el ingreso y la permanencia de las personas sordas en la educación superior, desde la Universidad de Integración Internacional de la Lusofonía Afrobrasileña – UNILAB como campo, esta investigación problematiza las categorías de sordera y discapacidad a través de las corporalidades involucradas en las experiencias investigadas. El punto de partida de esta reflexión está anclado en la definición del fenómeno de la discapacidad como una producción social y cultural que, a su vez, está amparada por la legislación que regula los derechos de las personas con discapacidad, las luchas de activistas, familiares, profesionales, sordos y oyentes. Se trata pues de analizar cómo se configura la experiencia con la sordera en la universidad a partir de los marcadores aportados por las personas sordas interlocutoras de esta investigación. La investigación se basa en narraciones de historias de vida que dialogan con la investigación en el campo de la antropología y la educación. Se cree que este diálogo permite entender la pregunta central de esta investigación: ¿cómo se ha producido el ingreso de estas personas sordas con respecto a las cuestiones de acceso y permanencia en UNILAB? Las respuestas están pensadas considerando los encuentros entre biografías y trayectorias escolares cosidas a mis experiencias como hermana de una persona sorda e intérprete de lengua de signos de la institución analizada. Así, esta investigación contribuye al fortalecimiento de una política educativa sin perder de vista las experiencias corpóreas y culturales que aportan quienes hacen uso de estas políticas.pt_BR
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