Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64351
Tipo: TCC
Título : O déficit público num processo de aceleração inflacionária
Autor : Meireles Filho, Nacélio Pacó
Tutor: Chumvichitra, Pichai
Palabras clave : Inflação;Déficit público;Economia brasileira - Imposto inflacionário;Ciências Econômicas
Fecha de publicación : 1994
Citación : MEIRELES FILHO, N. P. O déficit público num processo de aceleração inflacionária. 1994. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994.
Resumen en portugués brasileño: Esta monografia trata sobre a questão do déficit público numa correlação com a inflação e especificamente sobre o imposto inflacionário. Para se chegar ao objetivo central deste trabalho foi necessário, levantar informações básicas conceituais sobre o déficit público (com noções básicas de sua mensuração) e a inflação correlacionados e analisar a evolução do déficit (na economia brasileira) na década de 80 com implicações sobre a política fiscal. Após esses aspectos conceituais e a demonstração dos valores quantitativos abordados, chegou-se finalmente ao objetivo do trabalho, e de se estudar o déficit num processo de aceleração inflacionária evidenciando a questão do imposto inflacionário. A partir da análise do modelo do imposto inflacionário e de suas evidências empíricas na década de 80, que mostraram os limites de um financiamento inflacionário do déficit, pode-se apontar para a emergência de um ajuste fiscal para a economia brasileira na busca pela estabilidade econômica.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64351
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1994_tcc_npmeirelesfilho.pdf12,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.