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Tipo: TCC
Título: Aprendizagem de habilidade motora específica em escolares praticantes e não praticantes de atividades esportivas extracurriculares
Título em inglês: Specific motor skill learning in practicing and non-practicing schoolchildren extracurricular sports activities
Autor(es): Costa, Lucas Lázaro Viana
Orientador: Gama, Marcela de Castro Ferracioli
Palavras-chave: Aprendizagem motora;Habilidade rebater;Modalidades esportivas
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, Lucas Lázaro Viana. Aprendizagem de habilidade motora específica em escolares praticantes e não praticantes de atividades esportivas extracurriculares. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O presente estudo buscou analisar o nível de aprendizagem motora da habilidade rebater de escolares praticantes de modalidades esportivas e de escolares praticantes de aulas de EFE apenas. Em relação à metodologia da pesquisa, o estudo foi descritivo do tipo quali-quanti. A amostra foi composta por 30 alunos, com idade entre 12 e 14 anos, de ambos os sexos e matriculados no Ensino Fundamental II do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó de Fortaleza/CE. O estudo foi dividido em três fases experimentais: pré-teste, fase de aquisição e pós-teste. Os dados referentes à participação, ou não, dos alunos nas aulas de educação física e das atividades extracurriculares de maneira regular foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e a avaliação do efeito da prática da habilidade rebater foi feita por meio de filmagens. O estágio da aprendizagem da habilidade rebater foi definido com base na média dos valores atribuídos para cada característica do padrão motor, segundo a lista de checagem proposta no estudo. Após as definições dos padrões, foi utilizada estatística descritiva para apresentar a frequência de cada um desses estágios apresentados pelosparticipantes ao longo das fases experimentais. Foi utilizado o teste não paramétrico U de Mann Whitney para comparar os valores obtidos pelos participantes entre os grupos (EFE x Esporte) ao longo das fases experimentais e o teste não paramétrico de Wilcoxon para comparar os valores obtidos pelos participantes entre as fases (Pré-teste, Aquisição e Pós-teste). Os resultados mostraram que os grupos não mostraram diferenças significativas entre si, em relação à aprendizagem da habilidade rebater, mas houve diferenças significativas entre os valores obtidos pelos participantes no pré-teste e no pós-teste e entre os valores obtidos no pré- teste e no último dia da fase de Aquisição. Dessa forma os resultados mostraram que as intervenções propostas para o ensino da habilidade rebater nas aulas de educação física foram suficientes para levar a mudanças no padrão motor dos participantes. Entretanto, não foi possível comprovar que com a implantação de sessões de práticas elaboradas com atividades pré-desportivas as crianças que praticam atividades extracurriculares com ênfase no esporte aprendem mais rapidamente habilidades motoras específicas, comparadas às crianças participantes, apenas, das aulas de EFE.
Abstract: The present study sought to analyze the level of motor learning of the rebating ability of students practicing sports modalities and of students practicing EFE classes only. Regarding the research methodology, the study was descriptive of the quali-quanti type. The sample consisted of 30 students, aged between 12 and 14, of both sexes and enrolled in Elementary Education II of the Military Police College of Ceará General Edgard Facó de Fortaleza / CE. The study was divided into three experimental phases: pre-test, acquisition phase and post-test. Data on whether or not students participated in physical education classes and extracurricular activities on a regular basis were collected by means of a semi-structured questionnaire and the evaluation of the effect of the practice of rebating ability was done by means of filming. The stage of learning of the rebut ability was defined based on the average of the values assigned to each characteristic of the motor standard, according to the check list proposed in the study. After the definitions of the standards, descriptive statistics were used to present the frequency of each of these stages presented by the participants throughout the experimental phases. We used the non-parametric test of Mann Whitney to compare the values obtained by the participants between the groups (EFE x Sport) throughout the experimental phases and Wilcoxon's non-parametric test for compare the values obtained by the participants betweenthe phases (Pre-test, Acquisition and Post-test). The results showed that the groups did not show significant differences between them in relation to the learning of the rebut ability, but there were significant differences between the values obtained by the participants in the pre-test and in the post-test and between the values obtained in the pre-test and on the last day of the Acquisition phase. In this way the results showed that the interventions proposed for the teaching of rebating ability in physical education classes were sufficient to lead to changes in participants’ motor pattern. However, it was not possible to prove that with the implementation of practice sessions elaborated with pre-sport activities, children who practice extracurricular activities with an emphasis on sports learn specific motor skills more quickly, compared to the children participating, only, in the EFE classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64318
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