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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTabosa, Diego Alves-
dc.contributor.authorCastro Neto, Manoel Mendonça de-
dc.date.accessioned2022-03-07T20:04:55Z-
dc.date.available2022-03-07T20:04:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTABOSA, Diego Alves; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. Desenvolvimento de uma rotina computacional em python para calibração de redes de tráfego veicular microssimuladas no software Vissim. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64307-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma rotina computacional em python para calibração de redes de tráfego veicular microssimuladas no software Vissimpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho tem como objetivo principal criar uma interface entre o microssimulador de tráfego veicular PTV VISSIM e a linguagem de programação PYTHON. A ideia central é baseada em utilizar a COM "Component Object Model", interface de funções entre a linguagem e o programa, para desenvolver e executar um algoritmo genético, um método de otimização baseado na teoria da seleção natural de Darwin, para calibrar parâmetros comportamentais do VISSIM, para assim aumentar a qualidade da modelagem da realidade em análise. Os modelos comportamentais do VISSIM são os de car-following, mudança de faixa, aceitação de brechas e escolha de rotas. A linguagem computacional tem como função abrir e executar uma simulação centrada em uma via definida, baseando-se na geração de variáveis aleatórias como: o volume de veículos, distância entre carros, velocidade média, velocidade desejada, fluxo de saturação, brecha crítica, perfis de acelerações de velocidade e atraso veicular médio. Ao se executar a simulação, busca-se obter a estimativa de variáveis que representem o desempenho operacional do tráfego. O trabalho não centra-se exclusivamente em obter um código que realize o trabalho de calibração para uma via em específico, mas sim uma rotina que possa ser utilizada em diversas aplicações de calibração de diferentes aplicações, com o menor tempo possível. Com a obtenção dos dados pode-se utilizá-los posteriormente para estudos.pt_BR
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