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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Emanuelle Kelly Ribeiro da-
dc.contributor.authorSarmento, Maria Gabriela Ferreira-
dc.date.accessioned2022-03-07T11:58:30Z-
dc.date.available2022-03-07T11:58:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSARMENTO, Maria Gabriela Ferreira. Uma análise da estética da periferia de Fortaleza-CE, pelo viés da moda, do estigma e do marketing. 2022. 58 f. TCC (Graduação em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64296-
dc.description.abstractThe present work sought to analyze the aesthetics of the shantytowns, through the concepts of fashion and stigma, with appearance being the main guide combined with marketing and its consequences. To this end, a methodology was built based on bibliographic references, observations and field research, and the way to continue the study was also described, as well as the way in which the data were processed. Then, a survey of information was carried out, in which the construction of this aesthetic was developed, starting with the understanding of the shantytowns in Brazil, from its origin to the effects of urbanization, by the understanding of gender and what is inherent to it, here, in particular, focused on male relationships, appearance, combined with clothing and behavior, as a fundamental point for understanding stigmas and their reproduction, and fashion marketing along with its application and transformation processes. A field research was conducted, with intensive and unsystematic direct observation methods. In this way, a questionnaire and interviews were applied to the individuals studied here, for a better understanding of the theme and verification of the effectiveness of the theoretical framework. Finally, with the results obtained, conclusions can be reached regarding the initial objective, in addition to the formulation of new questions for future maturation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.subjectMarketing de Modapt_BR
dc.titleUma análise da estética da periferia de Fortaleza-CE, pelo viés da moda, do estigma e do marketingpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho buscou analisar a estética da periferia (conceito criado pela autora para se referir a estética que será apresentada) através dos conceitos de moda e estigma, sendo a aparência o principal norteador, atravessado pelo marketing e seus desdobramentos. Para tal, foi construída uma metodologia baseada em referências bibliográficas, observações e pesquisa de campo, realizada no Instagram, também foi descrito o percurso para prosseguimento do estudo e a forma de tratamento dos dados. Em seguida, foi realizado um levantamento de informações, no qual desenvolveu-se a construção dessa estética, iniciando pela compreensão de periferia no Brasil, desde a sua origem até os efeitos da urbanização, pela compreensão de gênero e o que lhe é inerente, aqui, em particular, focado nas relações do sexo masculino, a aparência, aliada a roupa e o comportamento, como ponto fundamental para o entedimento dos estigmas e sua reprodução, e o marketing de moda junto dos seus processos de aplicação e transformação. Foi realizada uma pesquisa de campo, com métodos de observação direta intensiva e assistemática. Dessa forma aplicou-se questionário e entrevistas aos indivíduos aqui estudados, para melhor compreensão da temática e constatação da efetividade do referencial teórico. Por fim, com os resultados obtidos pode-se chegar a conclusões referentes ao objetivo inicial, além, da formulação de novos questionamentos para futuro amadurecimento.pt_BR
dc.title.enAn analysis of the aesthetics of the outskirts of Fortaleza-CE, through the bias of fashion, stigma and marketingpt_BR
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