Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64288
Tipo: Resumo
Título: O processo de composição coreográfica no Grupo Gymnarteiros - um relato de experiência
Autor(es): Sousa, Carla Thais de
Reis, Lorena Nabanete dos
Palavras-chave: Ginástica;Coreografia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA, Carla Thais de; REIS, Lorena Nabanete dos. O processo de composição coreográfica no Grupo Gymnarteiros - um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5292, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: O Grupo de Ginástica Geral IEFEs-UFC, também conhecido como Gymnarteiros, é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) cujo objetivo é oferecer aos acadêmicos de todos os cursos e profissionais de Educação Física um espaço para, por meio de vivências práticas, estudos da área da Ginástica Geral (atualmente mais conhecida como Ginástica Para Todos) e atuação docente supervisionada, contribuir para a formação inicial e continuada dos participantes, ampliando seus conhecimentos acerca dessa manifestação em diversos contextos de sua atuação profissional, além de ser um espaço de prática esportiva de lazer. A Federação Internacional de Ginástica – FIG (s/d) reconhece a Ginástica para Todos (GPT) como base para todas as formas de atividade física e cultiva a ideia de ser uma modalidade destinada a promover o bem-estar físico e mental de forma criativa, (com e sem aparelhos), favorecendo a saúde e a integração social, sem fins competitivos. Dentre os objetivos específicos incluídos na proposta do grupo existe a realização de demonstrações artísticas de composições coreográficas de Ginástica Geral. A composição coreográfica no grupo é caracterizada pela participação criativa coletivizada dos envolvidos no trabalho. Perante a oportunidade de apresentarmos no VIII Fórum Internacional de Ginástica Para Todos, realizado em Campinas-SP, nos deparamos com uma importante oportunidade de por em prática tal objetivo. Todos, sem exceção, em conjunto, participaram do processo criativo da coreografia denominada “Trabalho de Formiguinhas” submetida e aprovada no Fórum em questão, na qual utilizamos como aparelho de manejo o banco sueco. Além de por em prática as atividades pré-estabelecidas como bolsista da Bolsa de Iniciação Acadêmica no grupo, possui a oportunidade de ver na prática a materialização da sua proposta pedagógica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64288
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ctsousa.pdf44,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.