Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64286
Tipo: Resumo
Título: Estudo das causas e índices de evasão no Curso de Bacharelado em Química da UFC
Autor(es): Silva, Clinton Simplicio Fernandes da
Carvalho, Yan Mota Veras de
Santos, Francisco Rolwane Borges
Rodrigues, Rafael do Nascimento
Almeida, Maria Mozarina Beserra
Palavras-chave: Evasão universitária;Química - estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Clinton Simplicio Fernandes da; CARVALHO, Yan Mota Veras de; SANTOS, Francisco Rolwane Borges; RODRIGUES, Rafael do Nascimento; ALMEIDA, Maria Mozarina Beserra. Estudo das causas e índices de evasão no Curso de Bacharelado em Química da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5140, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: O Curso de Bacharelado em Química da UFC vem crescendo e apresentando um quadro altamente qualificado de professores e cientistas, além de uma ótima infraestrutura de laboratórios. No entanto, a taxa de evasão de alunos da graduação, ainda é um problema recorrente, o qual necessita da máxima atenção. O objetivo deste trabalho foi identificar as causas da evasão, qualificar a gravidade do problema, classificar os desistentes em perfis e indicar possíveis intervenções para evitar o fenômeno. A metodologia consistiu em pesquisa, através do SIGAA dos dados de alunos matriculados no curso desde 2005 até o ano de 2015. Os dados disponíveis foram tabulados e analisados estatisticamente, para que então pudessem ser realizadas inferências a respeito do fenômeno da evasão. Da posse dos resultados, foi possível agrupar os desistentes em perfis de acordo com causas de evasão em comum. Partindo de uma visão ampla do problema, pôde-se buscar entender essas causas e propor interferências plausíveis na busca de amenizar o máximo possível esse problema. Constatou-se no levantamento feito, que a média de evasão no Curso de Bacharelado em Química foi em torno de 44%, alcançando sua taxa mais alta no primeiro semestre de 2009 quando a taxa obtida foi de 84%. Observou-se também que, com a mudança no processo seletivo de admissão no curso, que deixou de ser vestibular passando a seleção por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU) constatou-se um salto no número de evasões. Conclui-se que, não fica evidente uma só causa motivadora e diretamente ligada ao curso, mas também a diversas causas de forma muita ampla. Com esse trabalho, abre-se a possibilidade de futuros estudos para tornar clara a identificação de cada perfil e propor maneiras de combater a evasão no Curso de Bacharelado em Química da UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64286
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_csfsilva.pdf45,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.