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dc.contributor.authorSilva, Clesio Gomes-
dc.contributor.authorLima, Daiane Santos-
dc.contributor.authorVerola, Christiano Franco-
dc.date.accessioned2022-02-25T18:28:51Z-
dc.date.available2022-02-25T18:28:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Clesio Gomes; LIMA, Daiane Santos; VEROLA, Christiano Franco. Projeto de aula de campo no Açude Santo Anastácio – UFC/Pici. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5381, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64195-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambiente urbanopt_BR
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleProjeto de aula de campo no Açude Santo Anastácio – UFC/Picipt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO: O Açude Santo Anastácio inserido no Campus do Pici da UFC, engloba vários bairros (Padre Andrade, Presidente Kennedy, Parquelândia, Amadeu Furtado, Bela Vista e Pici). A presença do açude poderia proporcionar as pessoas momentos de lazer, todavia, torna-se um problema ambiental e de saúde pública devido as condições em que se encontra. Muitas famílias que vivem no entorno em moradias de riscos, com ausência de infraestrutura e saneamento básico. O lixo e esgoto da população adjacente é jogado diretamente no açude, isso contribui para o aparecimento de doenças de veiculação hídrica (amebíase/giardíase), que assolam principalmente crianças e idosos. Além disso, espécies animais e vegetais regionais sofrem com a poluição intensa. OBJETIVO: Entender como ocupações desordenadas trazem riscos para o meio ambiente e saúde pública. MATODOLOGIA:A turma da disciplina de Biologia de Campo Aplicada ao Ensino do curso de Ciências Biológicas da UFC, foi levada ao entorno do açude, na chegada observaram a situação ambiental com muito lixo e esgoto dentro e aos arredores , os alunos responsáveis pela aula, mostrou um bioindicador importante (macrófitas aquáticas). Posteriormente, foi feita uma reflexão sobre o lixo que encontramos na água e nas margens, com isso, os alunos foram induzidos a analisar origem dos dejetos e mau cheiro do local. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade de aula de campo gerou um forte entendimento por parte dos alunos. Perceberam que a inexistência de educação sanitária, infraestrutura e o não conhecimento de aspectos ambientais e saúde pública, são os responsáveis pela grande problemática existente. CONCLUSÃO: Com a atividade de aula prática, foi possível entender sobre problemas ambiente e de saúde pública. Verificou-se a problemática da poluição do açude devido as condições de vida dos moradores das comunidades adjacentes, com lixo e esgoto despejado dentro dele, por falta de infraestrutura e educação sanitária.pt_BR
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