Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64166
Tipo: | Dissertação |
Título: | A tecnologia empresarial socioeducacional (tese) nas Escolas Profissionais do Estado do Ceará (EEEP) e o ensino de sociologia |
Título em inglês: | Socio-educational business technology (tese) in Professional Schools in the State of Ceará (EEEP) and sociology teaching |
Autor(es): | Ribeiro, Thiago Lima |
Orientador: | Lima, Celina Amália Ramalho Galvão |
Palavras-chave: | Profissionalização;Sociologia;Gerenciamento |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | RIBEIRO, Thiago Lima. A tecnologia empresarial socioeducacional (tese) nas Escolas Profissionais do Estado do Ceará (EEEP) e o ensino de sociologia. Orientadora: Celina Amália Ramalho Galvão Lima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | INTRODUÇÃO: O presente estudo insere-se em meio ao contexto brasileiro de desenvolvimento e expansão da política da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, bem como do retorno da Sociologia ao ensino secundário. O Estado do Ceará implantou uma rede de escolas profissionais, a partir de 2008, e possui como fundamentação teórica e metodológica a TESE- Tecnologia Empresarial Socioeducacional. OBJETIVOS: 1) Objetivo Geral: analisar a relação entre os conceitos fundamentais da TESE e o Ensino de Sociologia nas Escolas Profissionais do Estado de Ceará; 2) Objetivos Específicos: Refletir sobre a presença da estratégia empresarial na educação básica; Descrever as propostas do ensino de Sociologia no Ensino Médio. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Está dividida em três partes: 1) O Ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro; 2) A Educação Profissional no Brasil; 3) As Escolas Profissionais do Estado do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa do tipo explicativa, com utilização do método qualitativo. O cenário de execução da pesquisa foi o município de Fortaleza/CE, que possui ao todo 21 Escolas Profissionais. A pesquisa foi desenvolvida em 3 Escolas Profissionais. Os participantes foram 3 professores de Sociologia que atuam nessas respectivas escolas. Como a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza são divididas em 3 grandes regiões, foram escolhidas uma Escola Profissional por região. Optou-se pela utilização de entrevista estruturada, realizada através da plataforma Google Meet. Para a análise dos dados foram estabelecidas categorias. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os conceitos fundamentais da TESE estabelecem o princípio de que a escola pode ser gerenciada como uma empresa, deixando assim de promover a integração social. As políticas educacionais relativas à profissionalização precisam abordar a coesão social. O gerenciamento empresarial na educação é baseado na ideologia da competência. A superação das desigualdades sociais não ocorre apenas com a ampliação do sistema escolar, nem tampouco com reformas curriculares, ainda que se utilize metodologias empresariais. Além de reformas educacionais, são fundamentais também reformas sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Escola Profissional do Estado do Ceará, por ser uma instituição social pública, não pode ser orientada pelo gerenciamento empresarial. Uma empresa tem como objetivo interesses individuais, como o lucro, expansão de suas atividades e sobrevivência no setor em que desenvolve as suas atividades. O Estado, na perspectiva republicana, tem como objetivo atender aos interesses coletivos e de manter a coesão e a estabilidade sociais. O Ensino de Sociologia, no contexto da Educação Profissional, pode ser utilizado tanto para promover a coesão social como também a de destacar os elementos conflitantes nessa mesma sociedade. |
Abstract: | INTRODUCTION: This study is part of the development and expansion policy of Brazil’s Professional Education high schools. In addition to the Professional Courses, all of these specialized schools also teach the required curriculum for regular Brazilian high schools. It is important to point out that Sociology was added back into the secondary school curriculum after a long absence. In 2008, the State of Ceará implemented a network of professional schools which are based on a theoretical and methodological system called “TESE” – Socio-education, entrepreneurial, technology. OBJECTIVES: 1) General Objective: To analyze the relationship between the fundamental concepts of the THESIS and the Teaching of Sociology in Professional Schools in the State of Ceará; 2) Specific Objectives: To reflect on the presence of business strategy courses on basic education; to describe the proposals for teaching Sociology in high school programs. THEORETICAL FOUNDATION: It is divided into three parts: 1) Teaching Sociology in Brazilian High Schools; 2) Professional Education in Brazil; 3) Professional Schools in the State of Ceará. METHODOLOGY: This is an explanatory study, using the qualitative method. The research execution scenario was the city of Fortaleza in the state of Ceará, which has a total of 21 Professional Schools. The research was carried out in 3 Professional Schools. The participants were 3 sociology professors who work in these respective schools. As the Superintendence of State Schools in Fortaleza is divided into 3 major regions, one Professional School per region was chosen. Also, we chose to use structured interviews using the Google Meet platform. For data analysis, some categories were established. RESULTS AND DISCUSSIONS: The fundamental concepts of the THESIS establish the principle that the school can be managed like a company, nevertheless failing to promote social integration. Educational policies relating to professionalization need to address social cohesion. Business management in education is based on the competence ideology. Overcoming social inequalities does not only occur with the expansion of the school system, nor with curricular reforms, even if business methodologies are used. In addition to educational reforms, social reforms are also essential. FINAL CONSIDERATIONS: The Professional Schools of the State of Ceará, as a public social institution, cannot be guided by business management. A company aims at individual interests, such as profit, expansion of its activities and survival in the sector in which it 8 develops its activities. The State, in the republican perspective, aims to serve collective interests and maintain social cohesion and stability. The Teaching of Sociology, in the context of Professional Education, can be used both to promote social cohesion and to highlight the conflicting elements in that same society. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64166 |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_tlribeiro.pdf | 444,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.