Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Paloma Pegolo de-
dc.contributor.authorSouza, Daniel Alberto Assis-
dc.date.accessioned2022-02-23T21:42:54Z-
dc.date.available2022-02-23T21:42:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de; SOUZA, Daniel Alberto Assis. “Relembrando os tempos de escola”: a homofobia na perspectiva de estudantes universitários. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 17-29, jan./jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64145-
dc.description.abstractConsidering the frequent occurrence of homophobia in the school context, the objectives of the study were to retrospectively investigate the experiences of homophobia at school among university students, as well as analyzing the perception of young people about the action of the school staff in the face of homophobia. Therefore, 104 university students responded to a translated and adapted version of the questionnaire National School Climate Survey - Gay, Lesbian, Straight, Education Network. Participants reported having experienced or witnessed experiences of homophobic violence, like homophobic comments (93.1%); spreading rumors and lies (61.5%); exclusion (85.7%); physical aggression (48.1%);sexual harassment (61.5%); e cyberbullying (50%). Among the 25 participants who identified themselves as gay, lesbian, bisexual, transgender or questioning, 80% pointed that was uncomfortable when their sexual orientation or gender identity was revealed to people in their school. Situations that indicate homophobia on the part of the school staff were also reported: 58.6% pointed that they heard homophobic comments made by teachers or school staff and 30.8% reported that the school staff never took any action when they were present during homophobic comments. The conclusion is that there is a need for prevention and intervention actions in situations of homophobia at school, as well as preparation of the school staff to deal with the issue.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEquipe escolarpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.title“Relembrando os tempos de escola”: a homofobia na perspectiva de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando a frequente ocorrência da homofobia no contexto escolar, os objetivos do estudo foram investigar retrospectivamente as experiências de homofobia na escola em jovens universitários, bem como analisar a percepção dos jovens sobre a ação da equipe escolar diante da homofobia. Para tanto, 104 estudantes universitários responderam a uma versão traduzida e adaptada do questionário National School Climate Survey - Gay, Lesbian, Straight, Education Network. Os participantes relataram ter vivenciado ou presenciado experiências de violência homofóbica, como comentários homofóbicos (93,1%); propagação de rumores e mentiras (61,5%); exclusão (85,7%); agressão física (48,1%); assédio sexual (61,5%); e cyberbullying (50%). Entre os 25 participantes que se identificaram como gay, lésbica, bissexual, transgênero ou em dúvida, 80% apontaram incômodo quando sua orientação sexual ou identidade de gênero foi revelada para pessoas da sua escola. Foram também relatadas situações que indicam homofobia por parte da equipe escolar: 58,6% afirmaram que ouviam comentários homofóbicos feitos por professores ou funcionários da escola e 30,8% relataram que a equipe escolar nunca tomava alguma atitude quando estava presente durante os comentários homofóbicos. Conclui-se que há necessidade de ações de prevenção e intervenção em situações de homofobia na escola, bem como preparo da equipe escolar para lidar com o tema.pt_BR
dc.title.en“Remembering school days”: homophobia from the perspective of university studentspt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_ppalbuquerquedaasouza.pdf298,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.