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dc.contributor.advisorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorCastro, Cecília Catarina Oliveira de-
dc.date.accessioned2022-02-22T10:54:25Z-
dc.date.available2022-02-22T10:54:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCASTRO, Cecília Catarina Oliveira de. Análise comparativa entre os métodos ACN/PCN e ACR/PCR para classificação de resistência de pavimentos flexíveis aeroportuários. 2021. 143f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) _ Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64085-
dc.description.abstractThe ACN/PCN (Aircraft Classification Number/Pavement Classification Number) method of structural classification of airport pavements, in force since 1983, will be replaced by the ACR/PCR (Aircraft Classification Rating/Pavement Classification Rating) by 2024, which will adopt an mechnanistic-empirical procedure based on elastic linear layer analysis, , which can result in a better assessment of the structural capacity of the pavements. The replacement of methods can generate many questions for the technical and scientific community about the differences in the input data, the form of data analysis, the results, the advantages and limitations still remaining, and hinder the adherence to the ACR/PCR method and and its application in a rational way. The lack of a reliable method that reports the structural capacity of pavements is detrimental to the analysis of pavement life and performance. This work presents a comparative analysis between the ACN/PCN and ACR/PCR methods, in order to verify the change of methods and the impacts on the service life, on the admissibility of takeoff and landing operations, and on the management of pavements. For this, two flexible coating landing and take-off runways located in Brazil were evaluated with the help of COMFAA and FAARFIELD software. The results show that flexible pavements governed by the ACN/PCN method provide structures with reduced durability, in which the subgrade and the surface layer more quickly reach their failure criteria. On the other hand, when governed by the ACR/PCR Method, the subgrade has a useful life close to that of the project and the coating has a durability of more than 10 years. Furthermore, the results suggest that overload acceptance criteria for the ACR/PCR method should be revised and adjusted according to the configuration of the landing gears of the aircraft models that make up the traffic mix. The replacement of the method will be positive for the Airport Pavement Management System, from a structural point of view, but, in some cases, it may change the admissibility of operation of aircraft that are currently permitted. Finally, it is noteworthy that the ACR/PCR method also has limitations, mainly in considering the behavior of materials as being linear-elastic, isotropic and homogeneous and allowing aerodrome operators to estimate the modulus of elasticity from data of CBR, and should be used with caution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectACN/PCNpt_BR
dc.subjectACR/PCRpt_BR
dc.subjectPavimentos aeroportuáriospt_BR
dc.subjectCapacidade estruturalpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre os métodos ACN/PCN e ACR/PCR para classificação de resistência de pavimentos flexíveis aeroportuáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO método de classificação estrutural de pavimentos aeroportuários ACN/PCN (Aircraft Classification Number/Pavement Classification Number), em vigor desde 1983, será substituído pelo ACR/PCR (Aircraft Classification Rating/Pavement Classification Rating) até 2024, que adotará um procedimento empírico-mecanístico baseado na análise elática linear de camadas, o que pode resultar em uma melhor avaliação da capacidade estrutural dos pavimentos. A substituição dos métodos pode gerar muitos questionamentos para a comunidade técnica e cientifica acerca das diferenças dos dados de entrada, da forma de análise dos dados, dos resultados, das vantagens e limitações ainda remanescentes, e dificultar a adesão ao método ACR/PCR e sua aplicação de forma racional. A falta de um método confiável que reporte a capacidade estrutural dos pavimentos é prejudicial para análise da vida útil e desempenho do pavimento. Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre os métodos ACN/PCN e ACR/PCR, a fim de verificar a mudança dos métodos e os impactos na vida útil, na admissibilidade de operações de pousos e decolagens e na gerência dos pavimentos. Para tanto, duas pistas de pouso e decolagem de revestimento flexível localizadas no Brasil foram avaliadas com o auxílio dos softwares COMFAA e FAARFIELD. Os resultados mostram que os pavimentos flexíveis regidos pelo método ACN/PCN proporcionam estruturas com durabilidade reduzida, em que tanto o subleito como a camada superficial atingem mais rapidamente seus critérios de falha. Em contrapartida, quando regidas pelo método ACR/PCR, o subleito apresenta vida útil próxima a de projeto e o revestimento, durabilidade de mais de 10 anos. Além disso, os resultados sugerem que critérios de aceitação de sobrecarga para o método ACR/PCR devem ser revistos e ajustados de acordo com a configuração dos trens de pousos dos modelos de aeronaves que compõem o mix de tráfego. A substituição do método será positiva para o Sistema de Gerência de Pavimentos Aeroportuários, do ponto de vista estrutural, mas, em alguns casos, poderá alterar a admissibilidade de operação de aeronaves que atualmente são permitidas. Por fim, ressalta-se que o método ACR/PCR também tem limitações, principalmente na consideração do comportamento dos materiais como sendo elástico-linear, isotrópico e homogêneo e a permissão que os operadores de aeródromos possam estimar o módulo de elasticidade a partir de dados de CBR, e deve ser utilizado com cautela.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

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